O que é a sustentabilidade urbana?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Pensar em sustentabilidade urbana é analisar conjuntos de ações que podem preservar e cuidar daquele meio, proporcionando, consequentemente, a possibilidade da população se manter próxima ao natural. Essa preservação deve ser estimulada para conscientizar toda a comunidade por meio de ações simples e diárias.

A geração de energia mais limpa, a destinação adequada dos resíduos sólidos, a adequada mobilidade urbana e a disponibilidade de áreas verdes são alguns dos objetivos presentes nas diversas agendas das cidades sustentáveis.

Entre as várias medidas incentivadas para garantir a sustentabilidade, foram descritos o consumo consciente, produção de produtos biodegradáveis, produção alternativa de alimentos, incentivo ao reaproveitamento e reciclagem, novos meios de transporte, novos combustíveis menos poluentes entre outras.

O desenvolvimento urbano ocorre de maneira sustentável quando a ocupação urbana acontece de forma a privilegiar o bem comum e de forma a reduzir as desigualdades. Mas não apenas isso. É necessário também equilibrar as necessidades sociais, dinamizar a cultura, valorizar e fortalecer idenfidades.

Além de aumentar o senso de conexão das pessoas com a natureza, doses diárias de natureza urbana proporcionam os benefícios de um melhor bem-estar físico, mental e social.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável urbano possui desafios que precisam ser ultrapassados a partir de reformas jurídicas e políticas que priorizem o direito coletivo, a descentralização dos processos decisórios, no sentido não apenas do fortalecimento dos governos locais em matérias ambientais e sociais, mas que sejam ...

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta.

A sustentabilidade urbana surge como uma necessidade de reduzir os impactos socioambientais urbanos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população local, por meio de instrumentos legais e de planejamento.

Os principais problemas ambientais urbanos são: poluição, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, enchentes e deslizamentos de terra. Os diferentes tipos de poluição, como a poluição do ar, das águas e do solo, são problemas ambientais urbanos muito comuns nas cidades brasileiras.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Tipos de sustentabilidade

  • Sustentabilidade ambiental e ecológica.
  • Sustentabilidade empresarial.
  • Sustentabilidade social.
  • Sustentabilidade econômica.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

O planejamento permite criar a cidade do futuro
O planejamento urbano exige que a cidade conheça sua realidade por meio de um mapeamento em suas mais diversas áreas e, mais do que isso, projete a cidade do futuro para se antecipar aos seus problemas.

"Cidades mais sustentáveis implicam em promover mudanças nos hábitos de transporte, ampliando o acesso ao transporte público; em incrementar áreas verdes, o que coloca em questão o modelo de uso e ocupação do solo; em cuidar da qualidade das águas dos rios e córregos e isto tem relação com políticas públicas, práticas ...

Já o crescimento urbano se refere ao crescimento de uma cidade do ponto de vista da infraestrutura. Esse crescimento tem o sentido de ampliação, como a construção de moradias, escolas e estruturas básicas para a sobrevivência.

Transportes inteligentes e integrados, ciclovias, arborização, conscientização populacional sobre o uso dos espaços coletivos (praças, ruas, parques), planejamento urbano eficiente, limpeza diária, saneamento básico, e facilidade de acesso aos serviços públicos são algumas das ações para amenizar (e solucionar, no ...

Segundo o professor José Afonso da Silva (2018), o meio ambiente urbano é constituído pelo espaço urbano construído, consubstanciado no conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres em geral: espaço urbano aberto).

Formulação dos objetivos. Descrição e simulação do sistema. Definição de alternativas (cursos de ação) Avaliação das alternativas.

Defendemos a seguinte abordagem para a sustentabilidade urbana: 1. Fechar o ciclo da água, a ligação entre os recursos hídricos, o uso de água potável e a reutilização da água tratada; 2. Gestão energética, reduzindo os gases de efeito estufa; 3. Minimização dos resíduos e gestão integrada do lixo; 4.

Tipos de planejamento urbano

  • As comerciais, que têm como ponto forte as transações políticas e econômicas;
  • As portuárias, com atividades vinculadas à exportação;
  • As históricas, que protegem um grande acervo arquitetônico e social.