O que é a soma de bases?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+). A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos.

Por outro lado, mesmo com uma CTC alta, os descuidos com outros parâmetros importantes, como pH e teor de matéria orgânica podem representar maior potencial para a retenção de elementos tóxicos, como o Al3+. De modo geral, os referenciais para a CTC são: CTC baixa: < 50 mmolc dm-3. CTC média: 50 – 100 mmolc dm-3.

O conjunto das cargas negativas nas superfícies das partículas do solo é nomeado como capacidade de troca catiônica (CTC), e as cargas positivas nas superfícies das partículas do solo é denominado capacidade de troca aniônica (CTA).

A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+). A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos.

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Calculadora para Cálculo de Calagem

  1. CTC: cmolc / dm3
  2. V1: %
  3. V2: %
  4. PRNT: %

CTC efetiva
Não inclui, portanto, o H+ que teoricamente compartilha elétrons com as cargas do solo e não são facilmente trocáveis. A diferença entre a CTC a pH 7.0 e a CTC Efetiva é na verdade, a quantidade de cátion representados pelo íon H+ que podem ser neutralizados por íons oriundos de calagem como o OH-.

Como funciona a CTC
A atração funciona com base no princípio da Lei de Coulomb, a qual enuncia que partículas com a mesma carga se repelem e partículas com cargas opostas se atraem. Já que a CTC mede a quantidade de cargas negativas presentes no solo, elas vão atrair cargas opostas a elas, os cátions.

Em termos gerais, a diferença entre a CTC a pH 7.0 e a CTC Efetiva é na verdade, a quantidade de cátion representados pelo íon H+ que podem ser neutralizados por íons oriundos de calagem como o OH(Laborsolo, 2017).

Cálculo da saturação por bases (V)
É a soma das bases trocáveis expressa em porcentagem de capacidade de troca de cátions.

-A Certidão de Tempo de Contribuição é o documento que comprova os recolhimentos previdenciários dos servidores públicos efetivos para o Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos, denominado Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

CTC efetiva = SB + AI
É a soma de bases (SB), como magnésio, cálcio, potássio e sódio, com o alumínio. Geralmente, é utilizada para calcular a retenção de cátions e descobrir se o solo é ácrico ou não ácrico. Identifica se o solo tem baixa CTC efetiva ou média-alta CTC efetiva.

Dentre os fatores que mais afetam a CTC do solo podemos destacar:

  • O pH do solo;
  • A natureza do solo e de sua fase sólida;
  • Concentração dos cátions no solo;
  • A natureza dos cátions que são trocáveis.

Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

Portanto, a calagem é a prática indicada para corrigir a acidez, neutralizar o alumínio (Al) trocável e fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a cultura, proporcionando maior crescimento das raízes e incrementos de produtividade.

A acidez potencial é caracterizada pela soma da acidez trocável (refere-se aos íons H+ e Al3+ que estão retidos na superfície dos coloides por forças eletrostáticas) com a acidez não trocável, que corresponde àquela acidez neutralizada até um determinado valor de pH.

O solo é constituído por três fases: sólida, líqüida e gasosa. A fase sólida é constituída pelo material parental (rocha) local ou transportado e material orgânico, originário da decomposição vegetal e animal.

Os diferentes tipos de solos são identificados com base em critérios como: textura, composição mineral, aspectos da rocha mãe, condições climáticas da área de formação, relevo e outros. De acordo com a textura, os solos podem ser classificados em arenosos, siltosos e argilosos.

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão".

A.
t. ha-¹ de calcário = (V2 - V1). T/PRNT, em que: V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).