O que é a síndrome do duplo Y?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

A Síndrome XYY ou Síndrome de Jacobs é uma aneuploidia dos cromossomas sexuais, onde um humano do sexo masculino recebe um cromossoma Y extra em cada célula, ficando assim com um cariótipo 47, XYY. A síndrome XYY também é designada como trissomia XYY, aneuploidia 47, XYY ou síndrome do supermacho.

A Síndrome XYY, também conhecida como Síndrome de Jacob ou Síndrome do super-macho, é uma condição genética aneuploide em que um homem tem um cromossomo Y adicional.

Resumo. A síndrome do córtex duplo (DCS) ou a heterotopia da banda subcortical é uma malformação cortical congênita rara. Ela afeta principalmente o sexo feminino, mais frequentemente por mutações causadas no gene da duplacortina, transmitidas em um padrão de herança ligado ao X.

História da Síndrome do Super-Homem
Na época, Sandberg observou um paciente de 44 anos, que possuía uma vida relativamente normal, sem nenhuma anomalia e inteligência mediana. No entanto, o cientista identificou que as células do paciente continham um cromossomo Y a mais, ocasionando um cariótipo 47, XYY.

Muitos homens acham que são fortes, praticam atividades físicas e comem de tudo. Acreditam que não vão ficar doentes e que não precisam ir ao médico, principalmente, se não tiverem sentindo nada, ou seja, se acham 'invencíveis'. É a chamada Síndrome do Superman.

A trissomia 13 é uma doença cromossômica causada pela existência de um cromossomo 13 a mais que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas. A trissomia 13 é causada por um cromossomo 13 extra. Os bebês são geralmente pequenos e frequentemente apresentam defeitos graves do cérebro, olhos, face e coração.

As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras.

Você sabia que o homem tem um cromossomo que a mulher não possui? Este cromossomo, chamado cromossomo Y, é o que garante o desenvolvimento de um embrião do sexo masculino. O cromossomo Y possui genes para a reprodução masculina.

Um pai transmite o seu cromossomo Y para os seus filhos. Um pai transmite o seu cromossomo X para as sua filhas. recessiva, seu pai também a expressou (e sua mãe é também uma carreadora).

Assim, o sexo da criança será determinado pelo tipo de espermatozoide que fecundar o óvulo. O cromossomo Y é o menor dos cromossomos humanos e é passado através do espermatozóide, podendo sofrer pequenas alterações devido à permutações que ocorram com o cromossomo X na região pseudoautossômica durante a meiose I.

Mito ou Realidade ? Mito: Grande parte da população acredita que todas as pessoas com Síndrome de Down são carinhosas. Isto se deve ao fato de associá-las às crianças, infantilizando-as e as mantendo em uma “eterna infância”.

A síndrome do Miado de Gato é conhecida também como síndrome Cri-Du-Chat. É uma doença rara e genética que se caracteriza pela perda ou alteração do cromossomo 5. As causas ainda são desconhecidas, mas se sabe que não passa de pai para filho.

Os pacientes acometidos pela síndrome de Turner normalmente são mulheres que apresentam baixa estatura, pescoço curto e alado, implantação baixa das orelhas, implantação baixa dos cabelos na parte posterior do pescoço e palato alto.

O portador da síndrome de Klinefelter possui 44 cromossomos autossômicos e um cromossomo sexual X a mais, apresentando uma constituição cromossômica 47, XXY.

Síndromes mais comuns

  • Síndrome de Edwards. O primeiro registro científico da síndrome data de 1960, na Inglaterra. ...
  • Síndrome de Patau. ...
  • Síndrome de Turner. ...
  • Síndrome de Kleinfelter. ...
  • Síndrome do Cromossomo X Frágil.

Segundo Greenberg et al. 22 (1988) a íris estrelada resultaria de hipoplasia do estroma da íris. Além disso, observou-se deslo- camento lateral ou ausência do colarete anterior da íris em alguns casos.