O que é a síndrome de Jerusalém?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A síndrome de Jerusalém trata-se de um grupo de transtornos mentais, envolvendo a ideia obsessiva de temáticas religiosas, delírios e ideias psicóticas, que surgem após uma visita à cidade de Jerusalém.

O Complexo ou Síndrome do Messias trata-se de um estado psicológico onde a pessoa acredita que é ou será uma figura de extrema importância para o meio que vive ou mesmo para o mundo.

Síndrome de Paris é um distúrbio psicológico transitório exibido por alguns indivíduos que visitam Paris ou outro local da Europa Ocidental decorrente do choque extremo ao descobrir que o local visitado não é aquilo que fora idealizado.

Complexo de Deus é um comportamento social cujas características são o excesso de arrogância e/ou apatia dos indivíduos que o apresentam para com uma sociedade, círculo ou pirâmide social. Embora existam semelhanças, não se deve confundir com transtorno de personalidade narcisista (TPN).

Saladino recuperou Jerusalém por vários motivos. Primeiro, aproveitou a popularidade crescente da jihad, guerra santa, para se concentrar em tomar a cidade sagrada para o Islão.

Delíros erotomaníacos são aqueles nos quais uma pessoa acredita que outra pessoa, normalmente com qual nunca teve nenhum contato e que é percebida como sendo de status superior, está apaixonada por ela.

Alguns dos sinais de indicam delírio são acreditar ter super-poderes, que se está sendo perseguido por inimigos, que se foi envenenado ou que se foi traído pelo cônjuge, por exemplo, sendo difícil distinguir a imaginação da realidade.

Os sintomas de pessoas que possuem o quadro de delírio podem se apresentar, hipoativo, quando a pessoa é pouco agitada ou dorme muito, hiperativo onde apresenta uma agitação apresentando também alucinações e também o misto que como diz a nomenclatura faz a pessoa ter os dois sintomas e dentro dos seus sintomas ...

Então, Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

Yeshua Hamashia

Yeshua Hamashia significa Jesus Cristo, o Messias. É um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.

d) A “síndrome de Londres” se evidencia quando a vítima, como instinto defensivo, passa a apresentar um comportamento excessivamente lamurioso, demasiadamente submisso e com pedido contínuo de misericórdia.

“A síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência. Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.

O Complexo de Salvador é uma condição psicológica na qual uma pessoa sente a necessidade de ajudar os demais constantemente. Essa forma de ser leva o indivíduo a agir de formas um pouco extremas, até o ponto em que seus atos podem ser muito prejudiciais.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Jerusalém é atualmente cidade de Israel e a sede do governo, fato não reconhecido pelas Nações Unidas e União Europeia. A cidade é disputada e reivindicada por israelenses e palestinos como sua respectiva capital, o que gera grandes tensões. O governo local é formado por 31 membros eleitos a cada quatro anos.

Jerusalém é sagrada para os judeus desde que o Rei Davi a proclamou como sua capital no século X a.C. Jerusalém foi o local do Templo de Salomão e do Segundo Templo. Ela é mencionada na Bíblia 632 vezes.

Depois de passar por muitas vicissitudes, no ano 70 da era de Cristo, Jerusalém foi tomada por Tito e o templo incendiado, sendo milhares de judeus vendidos como escravos e as suas terras distribuídas pelos soldados romanos.

A megalomania é uma condição psicopatológica caracterizada por fantasias delirantes de poder, relevância ou omnipotência e autoestima desproporcional. É aquele tipo de pessoa que despreza os outros por se considerar superior a eles, devido a uma egolatria superdimensionada.

O Transtorno Delirante Somático é caracterizado pela existência de delírios relacionados a funções ou sensações corporais.

O delírio é uma perturbação súbita, flutuante, e geralmente reversível da função mental. É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza e flutuações do nível de alerta (consciência). Muitas doenças, medicamentos e intoxicações podem causar delirium.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.