O que é a síndrome de Burnout?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4 / 5 20 votos

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

As principais consequências da Síndrome de Burnout encontradas, foram exaustão emocional, estresse, esgotamento profissional e deficiência do sono.

Não tem cura, mas tem tratamento”, afirma Izabella Camargo. Domar o burnout exige criar sensibilidade e dispor de estratégias para não cruzar aquela fronteira de novo. “O melhor tratamento é evitar as situações que o predispõem”, reforça Nardi. Feito o diagnóstico, um dos primeiros passos é procurar a psicoterapia.

Como provar a síndrome de burnout é algo que ainda gera muitas dúvidas e faz com que as pessoas desistam de ir atrás dos seus direitos.
...
Para provar a síndrome de burnout, você vai precisar de documentos médicos como:

  1. Atestados;
  2. Laudos;
  3. Relatórios;
  4. Declarações;
  5. Receitas.

Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

A síndrome de burnout costuma ter três principais características: exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação da redução da capacidade profissional. Em outras palavras, se você está se sentindo exausto, incapaz e odeia o que faz, alerta vermelho: pode ser preciso procurar ajuda.

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por um profissional especialista, após uma análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma de tratamento, conforme cada caso.

O risco de Burnout costuma ser maior em quem trabalha todos os dias sob pressão ou possui uma carga grande de responsabilidades, como os profissionais da área de saúde, policiais e professores.

No caso da Síndrome de Burnout, esse distúrbio profissional poderá deixar você incapaz de exercer suas atividades laborais por um certo tempo. Então, o auxílio-doença será pago para a maioria dos segurados que ficarem afastados do trabalho por mais de 15 dias (consecutivos ou dentro de um período de 60 dias).

O tratamento da síndrome de burnout inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são altamente recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Nesse caso, o tratamento é realizado exclusivamente com um psicólogo com quem ela terá sessões semanais de terapia. Ao longo desses encontros, o profissional vai conduzi-la por um processo de reavaliação das escolhas feitas na carreira e como elas impactam no bem-estar mental e na qualidade de vida.

Para tratar o Síndrome de Burnout, o psiquiatra pode indicar a ingestão de remédios antidepressivos, como Sertralina ou Fluoxetina, por exemplo, para ajudar a ultrapassar a sensação de inferioridade e de incapacidade e a ganhar confiança, que são os principais sintomas manifestados pelos portadores da Síndrome de ...

Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional, diretamente atrelada à atividade ou às condições de trabalho. Por essa razão o trabalhador com síndrome de Burnout tem direito a auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

O que é a síndrome de burnout
A Síndrome de Burnout é um tipo de esgotamento profissional que sofremos depois de um longo e intenso período de estresse. É quando nos sentimos eternamente cansados, como se não tivéssemos energia para nada.

Os efeitos do burnout
Os efeitos negativos do esgotamento podem ser observados em todas as áreas da vida – incluindo sua casa, trabalho e vida social. Da mesma forma, burnout também pode causar alterações de longo prazo em seu corpo, ficando vulnerável a doenças como resfriados e gripe.

Após identificada a síndrome, a apresentação de atestado ao empregador dá direito a uma licença médica por um período mínimo de 15 dias, tempo no qual a remuneração é mantida pela empresa.