O que é a síndrome de burn out?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Não tem cura, mas tem tratamento”, afirma Izabella Camargo. Domar o burnout exige criar sensibilidade e dispor de estratégias para não cruzar aquela fronteira de novo. “O melhor tratamento é evitar as situações que o predispõem”, reforça Nardi. Feito o diagnóstico, um dos primeiros passos é procurar a psicoterapia.

Quanto tempo dura um Burnout? Não há um tempo definido para a duração do Burnout, pois essa condição está diretamente relacionada às condições de trabalho do indivíduo. Apenas tratando o problema em sua fonte, e empregando mudanças significativas, é que será possível ver uma real melhora no quadro de Burnout.

Como provar a síndrome de burnout é algo que ainda gera muitas dúvidas e faz com que as pessoas desistam de ir atrás dos seus direitos.
...
Para provar a síndrome de burnout, você vai precisar de documentos médicos como:

  1. Atestados;
  2. Laudos;
  3. Relatórios;
  4. Declarações;
  5. Receitas.

Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

O tratamento para a Síndrome de Burnout
O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma de tratamento, conforme cada caso.

Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional, diretamente atrelada à atividade ou às condições de trabalho. Por essa razão o trabalhador com síndrome de Burnout tem direito a auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

Uma das explicações para isso é a Síndrome do Esgotamento Emocional. Ela se manifesta quando uma pessoa é submetida a uma carga de estresse muito intensa e constante, fazendo com que esteja sempre no limite das suas emoções. O organismo e a mente humana conseguem suportar uma determinada carga de estresse diário.

Vale a pena procurar um profissional para realizar uma avaliação mais aprofundada. Acima de 26 pontos: É provável que você tenha desenvolvido algum grau de esgotamento profissional. Procure um especialista em saúde mental o quanto antes!

A síndrome de burnout afeta mais as mulheres do que os homens. Isso é o que mostra o levantamento feito pela consultoria McKinsey, que foi realizado por meio de entrevistas com algumas mulheres. Os dados assustam: em 2021, 42% das mulheres apresentavam sintomas da doença, contra 35% dos homens.

Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

As principais consequências da Síndrome de Burnout encontradas, foram exaustão emocional, estresse, esgotamento profissional e deficiência do sono.

Tal condição deve, necessariamente, ser embasada em um laudo médico que comprove que o empregado sofre com a síndrome, além do seu histórico e da avaliação do ambiente onde desenvolve suas atividades profissionais.

Que sinais indicam o risco de um colapso nervoso?

  1. Dificuldade de concentração. ...
  2. Perda ou apagões na memória. ...
  3. Variações no apetite. ...
  4. Alteração no padrão de sono. ...
  5. Sensação de angústia e pessimismo. ...
  6. Alterações gastrointestinais. ...
  7. Negligência no autocuidado. ...
  8. Sinais físicos de colapso nervoso.

Existindo o diagnóstico de Síndrome de Burnout, você pode ter direito a dois benefícios por incapacidade:

  • auxílio-doença acidentário (B91)
  • ou aposentadoria por invalidez ocupacional (B92).

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.

Ao se caracterizar como doença ocupacional, a síndrome é equiparada ao acidente de trabalho. Significa que o empregado afetado tem direitos. Assim como acontece com as demais doenças, o funcionário continua recebendo salário da empresa durante os primeiros 15 dias de afastamento.