O que é a síndrome da pessoa rígida?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Uma doença rara que acomete uma a cada mil pessoas no mundo, a Síndrome de Stiff Person, também conhecida como Síndrome da Pessoa Rígida, provoca rigidez muscular e espasmos progressivos em pessoas acima de 20 a 50 anos de idade, tendo como maior foco o público feminino.

O tratamento da síndrome da pessoa rígida é focado no alívio dos sintomas. O sedativo diazepam pode aliviar a rigidez muscular de forma constante. Se o diazepam for ineficaz, outros medicamentos, tais como baclofeno (um relaxante muscular) pode ser tentado.

A síndrome do homem rígido compromete o sistema nervoso central, mas causa rigidez e espasmos musculares progressivos, principalmente no tronco e no abdome. O diagnóstico é clínico, com prova terapêutica com diazepam, sorologias e resultados dos estudos de EMG.

O diagnóstico da Síndrome da Pessoa Rígida é feito por um neurologista, considerando o reconhecimento dos sintomas e a dosagem de anticorpos. Após esses indicadores, a confirmação vem por meio do exame de eletroneuromiografia, que mapeia a atividade elétrica dos músculos.

Sintomas gerais de demência

  • Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  • Problemas em usar a linguagem.
  • Mudanças na personalidade.
  • Desorientação.
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

Rigidez nucal
Esse sinal é a limitação da movimentação cervical, principalmente extensora, que em casos mais graves pode variar e afetar também a rotação e a lateralização.

A Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) é caracterizada pela rigidez dos músculos do tronco e das extremidades. O paciente também sofre de episódios de espasmos dolorosos, prejudicando a sua musculatura axial e apendicular.

Sentir os músculos travados, muito rígidos, é algo comum, principalmente nos ombros, pescoço e lombar. Normalmente não é nada grave. O problema é que frequentemente essa tensão muscular melhora com massagens, água quente, mas acaba sempre voltando a incomodar.

A Síndrome de Hulk pode ser classificada como um transtorno onde o paciente apresenta episódios de raiva desmedida e pode ser bastante prejudicial no ambiente de trabalho. O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) foi nomeado popularmente como Síndrome de Hulk em homenagem ao personagem da Marvel.

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.

Rigor mortis (Do latim rigor, rigidez e mortis, morte) ou rigidez cadavérica é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los.

A “síndrome de Hulk”, ou TEI, possui como característica a explosão momentânea sem que exista um motivo real para isso. A pessoa sente raiva de maneira desproporcional e perde o controle dos seus impulsos, se tornando muito agressiva de forma verbal ou até mesmo física.

Borderline: Sintomas

  1. 1 – Autoimagem distorcida.
  2. 2 – Descontrole emocional.
  3. 3 – Irritabilidade (agressão e automutilação)
  4. 4 – Sentimento de abandono e solidão.
  5. 5 – Alterações de humor.

Reage de forma agressiva ou até mesmo sarcástica verbalmente, sentindo-se culpabilizados no momento seguinte, pelo seu comportamento desadequado. Quando efetivamente passam por uma situação real de abandono, podem ocorrer uma ideação paranoide transitória, que pode durar minutos ou dias.

Realizar atividades físicas intensas

  1. fazer alongamento antes, durante e depois dos exercícios;
  2. evitar se exercitar além dos limites do seu corpo;
  3. aumentar gradualmente a intensidade do treino;
  4. terminar o circuito de atividades com movimentos de menor impacto;
  5. realizar massagem de qualidade nos músculos com frequência.

Baclofeno é um medicamento que auxilia no tratamento de diversos problemas que envolvem dores, espasmos ou rigidez dos músculos. Um dos relaxantes musculares mais utilizados atualmente, o baclofeno é um medicamento que auxilia no tratamento de diversos problemas que envolvem dores, espasmos ou rigidez dos músculos.

Sobre o Alzheimer e demência
O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.

Os exames laboratoriais obrigatórios na investigação etiológica de uma síndrome demencial são o hemograma, as provas de função tiroidiana, hepática e renal, as transaminases hepáticas, as reações sorológicas para sífilis e o nível sérico de vitamina B12.

Doença de Alzheimer
Esta é a causa mais comum de demência, sendo responsável por 60 a 80 por cento dos casos.