O que é a síndrome da fome oculta?

Perguntado por: aAvila3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A fome oculta se caracteriza pela deficiência silenciosa de um ou mais micronutrientes (vitaminas e minerais) no organismo, diferente da fome clássica, ela ocorre mesmo entre pessoas que ingerem calorias em quantidades suficientes, sendo comum em indivíduos que estão acima do peso e inclusive pode estar presente na ...

A Síndrome da Fome Noturna é um problema que acomete inúmeras pessoas na atualidade. Caracterizada pela falta de apetite durante o dia e o inverso durante a noite, se manifesta em pessoas que possuem vida agitada, alto grau de estresse, ansiedade e pressão no trabalho.

Essa situação acontece quando a planta aparenta estar bem nutrida, mas na realidade não está, o que diminui a produtividade na lavoura. – explica. Normalmente as plantas quando têm deficiência nutricional apresentam sintomas aparentes, como folhas amareladas, enroladas, etc.

Como controlar a fome?

  1. Consuma proteína para controlar melhor a fome. A proteína é melhor do que os carboidratos e a gordura para saciar a fome. ...
  2. Coma alimentos ricos em água e fibras. ...
  3. O exercício pode controlar a fome. ...
  4. Beba líquidos! ...
  5. Refeições pequenas e frequentes podem ajudar a reduzir o apetite.

Entre os nutrientes que combatem o cansaço físico e mental, 7 se destacam:

  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Coenzima Q10. ...
  • Magnésio. ...
  • Óleo de semente de uva. ...
  • Cafeína. ...
  • Fosfatidilserina.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Um estudo realizado calculou a dose necessária para manter os níveis adequados de Vitamina D, de acordo com o peso corporal, e indicou de 70 a 80 IU/kg, índice que é medido no exame de sangue. Dependendo do seu peso, essa quantidade pode ser significativamente maior que o limite máximo estabelecido de 4.000 IU por dia.

As principais conseqüências da fome são:

  • A desnutrição, devido à falta de nutrientes, proteínas e calorias.
  • Raquitismo, devido à carência de Vitamina D.
  • Anemia, provocada pela ausência de Ferro.
  • Vários Distúrbios e doenças causadas pela falta de Vitaminas A e do Complexo B.

Quando um paciente possui anorexia, ele para de comer e não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando com a falta de nutrição adequada. O indivíduo anoréxico pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.

O que causa insegurança alimentar
O estudo feito pela FAO destaca que os principais fatores para o aumento da insegurança alimentar e a desnutrição são os conflitos, as temperaturas extremas no clima e as crises econômicas.

Fome oculta: a pobreza nutricional pode ser tão grave quanto a falta de alimentos. A alimentação é um direito básico previsto em lei e enfatizado por diversas organizações de proteção que visam possibilitar promoção ao melhor desenvolvimento possível para grupos cujo acesso a esse item primordial está prejudicado.

Ajuda na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico; Concede suporte para a formação de hemoglobina; Fortalece o metabolismo proteico; Faz bem à saúde dos olhos, pele, cabelos, intestino e sistema nervoso.

Já a fome psicológica/emocional, é aquela que surge repentinamente e pode “sumir” após alguma distração. “Geralmente é fome/desejo de um alimento específico e você sabe que se comer este alimento irá te trazer um prazer, um conforto, ou até mesmo pode ser por recompensa, por exemplo, após um dia exaustivo no trabalho”.

Quando se está com fome, qualquer comida supre essa necessidade, por isso não há relação com alimentos específicos. Ela surge de maneira gradativa e é saciada imediatamente após a ingestão de comida. Já a vontade de comer, ou apetite, é o conhecido “comer com os olhos”.

É uma fome gritante na alma, é uma fome de eternidade, de sentido da vida; é uma fome de se encontrar com a razão da existência. Quando não encontramos, nos saciamos com os alimentos deste mundo.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Beber água com o estômago vazio é um hábito que pode trazer todos os benefícios à saúde acima. Não só ajuda a aumentar sua imunidade e desintoxicar seu corpo, mas também ajuda na perda de peso e previne ataques de enxaqueca.

Os mais indicados para dar energia extra para os dias de mais agitação são: cafeína, guaraná, erva-mate, noz-cola, chá verde, ginseng, capsaicina e laranja amarga. A nutricionista Daniella Chein explica: "A cafeína é quem provoca maior ação, e pode avivar o foco mental e ajudar a evitar a exaustão.

Os Melhores Suplementos Alimentares Para o Sono

  • Melatonina.
  • Metilcobalamina (vitamina B12)
  • 5-HTP.
  • L-teanina.
  • Magnésio.
  • Valeriana.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.