O que é a síndrome da creche?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O termo, também conhecido como “síndrome da creche”, é usado para identificar as constantes doenças que acometem as crianças que estão indo pela primeira vez à escola e é resultado do convívio com os próprios coleguinhas, como explica a pediatra Patrícia Terrível.

Isso acontece porque seu sistema imune ainda é imaturo, especialmente nas crianças com menos de 2 anos de idade. Então muitas vezes acabam saindo de um quadro viral e entrando em outro, mal dando tempo da mãe ter um descanso.

Notícias

  1. Confira cuidados básicos para evitar doenças nas creches.
  2. Cuide da higiene das mãos.
  3. Higienize os brinquedos com frequência.
  4. Fique atento a sintomas de doenças.
  5. Mantenha janelas abertas e os ambientes arejados.
  6. Mantenha as vacinas sempre em dia.

A creche, além de ajudar na comunicação do nosso filho, também ajuda na formação e construção de sua personalidade. Os relacionamentos ficam mais estreitos pois elas crianças aprendem a diferenciar as personalidades assim como o desenvolvimento afetivo.

Como nem sempre é possível saber com certeza se o que ele tem é ou não contagioso, não mande a criança para a escola ou creche se ela apresentar os seguintes sintomas: Febre. Além da febre, ele pode estar irritado, letárgico, choramingando, inapetente, com nariz entupido e um pouco ofegante.

A idade ideal para colocar o filho na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização.

Porque é que os bebés choram quando os deixam na escola? Naturalmente, os bebés não percebem as razões do afastamento e choram porque sentem uma alteração do ambiente que, até então, lhes foi familiar. O mesmo acontece com os adultos, que também ficam nervosos no primeiro dia num novo emprego, por exemplo.

“A imunidade baixa pode ser diagnosticada na criança desde o nascimento com o teste do pezinho para imunodeficiência primária. Atualmente, este teste é feito de forma particular, sendo necessária a solicitação de um médico para sua realização”, informa a alergista e imunologista Ana Carolina da Matta.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Algumas das causas mais comuns para a febre em bebês e crianças são resfriados, otites, amigdalites, pneumonias ou infecções urinárias. Em geral, a duração é de três a quatro dias. Mas, persistir e surgirem outros sintomas, é importante procurar um médico.

Com uma babá fica mais fácil organizar o cronograma da família, inclusive pensando em turnos flexíveis ou hora extra, como noites ou fins de semana. A creche vai ter um horário mais engessado, o que pode ser negativo para pais com profissões que exigem mais flexibilidade de dia ou horário.

No entanto, nada impede de colocar os bebês em berçários e creches antes desse período. Normalmente, esses lugares costumam aceitar bebês a partir dos 4 meses de idade. Porém, antes dos quatro anos, a decisão fica totalmente à critério dos pais.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo – a LDB determina que o ano escolar deva ter 200 dias letivos.

Em outras palavras, se não houver demanda manifesta, aquela em que os pais ou responsáveis procuram a instituição de ensino, essas crianças podem ficar sem estudar.