O que é a Sexta-feira Santa para os católicos?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.

Sexta-Feira Santa: por que Igreja proíbe carne e libera comer peixe.

O vinho é a única bebida permitida na sexta-feira santa.
Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Ainda de acordo com os costumes da igreja, não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Neste momento em que ele recebeu a coroa de espinhos e carregou a Cruz até o momento em que ele foi morto e sepultado no ano 33.

Segundo a bíblia, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. Durante a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.

Na sexta-feira, foi realizada a crucificação de Jesus. Já no domingo, ocorreu a ressurreição. A data em que o domingo de Páscoa ocorre varia a cada ano, o que faz com que os católicos mais tradicionais possam se preparar para ficar sem carne em dois dias específicos: a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro.

O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.

Neste período as pessoas adotam muitos costumes repassados há gerações e que se tornaram quase obrigação para os fieis. Não comer carne, não ouvir músicas seculares, fazer jejum com pão e água, não varrer a casa e até não lavar o cabelo são alguns exemplos praticados pelas pessoas durante a Semana Santa.

A única bebida alcóolica permitida é o vinho, consumido em moderação.

Não ligar a TV, nem o computador, nem as mídias sociais, nem o telefone celular (sim, isso mesmo!) durante todo o dia. Evitar compras e outras atividades não essenciais que nos distraiam do significado deste dia. Rezar os mistérios dolorosos do rosário.

Parar de consumir bebida alcoólica ou de comer chocolate. Esses sacrifícios habituais dos católicos durante o período da Quaresma - que terminou no primeiro domingo de abril (Domingo de Ramos)- geralmente se estendem até a Páscoa.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e beber álcool.

Tradicionalmente, evita-se comer carne vermelha e de animais de sangue quente na Sexta-Feira Santa. Por conta disso, a data ficou marcada por pratos compostos por peixes e frutos do mar. Assim, é possível fazer várias receitas para Sexta-Feira Santa, como uma massa – só que sem carne.

Via de regra, na Sexta-feira Santa, é proibido o trabalho de acordo com o artigo 70 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.