O que é a sala vermelha do hospital?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

São destinadas ao atendimento de pacientes diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

A cor vermelha significa atendimento imediato sem que haja espera. O laranja é muito urgente, assim, o paciente precisa de um atendimento muito rápido, mas sem tanta emergência quanto o primeiro.

O papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais".

Em funcionamento há quase três anos, a Sala Vermelha tem capacidade para atender a até sete pacientes simultaneamente e está equipada com monitores cardíacos, desfibriladores, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, instrumental para procedimento de emergência como intubações, drenagem torácica e traqueostomias, ...

Qual a diferença entre a Sala de Emergência e a UTI? A equipe da UTI trata desde emergências menores (fraturas, traumas menores, etc) até graves problemas como infarto, acidentes, traumas por armas, intoxicações, parada cardíaca súbita, etc.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados, etc.

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; amarelo é urgente, o paciente necessita de atendimento priorizado mas pode esperar; verde indica pouco urgente ...

A cor laranja também representa um caso grave e significa maior prioridade de atendimento. Outro caso grave é o paciente classificado na cor amarela, que precisa entrar em atendimento com urgência. As cores verde e azul são casos sem gravidade, em condições de aguardar por mais tempo.

Desde que a pandemia de covid-19 avançou pelo Brasil, as Unidades de Terapia Intensiva ganharam as notícias. Mas você sabe o que é uma UTI? Esse tipo de instalação hospitalar é importantíssimo para o tratamento de doenças muito graves, que colocam em risco a vida da pessoa.

O CTI recebe pacientes com doenças graves ou potencialmente graves. Importante ressaltar que o atendimento é feito àquelas pessoas passíveis de tratamento, ou seja, que tenham chances de melhora.

Sala Amarela
Destinada a pacientes que aguardam resultados de exames, pareceres ou precisam ser observados por um período maior de tempo. Nela há seis camas e um leito de isolamento. A sala conta com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem 24h por dia.

Esta cor classifica o paciente com baixo risco de piorar nas próximas horas, porém deve ser priorizado em relação a outros pacientes por motivos como: risco de contágio, cortes que possam necessitar pontos de sutura/curativos, entre outros.

Quando um paciente recebe a classificação verde, significa que seu caso é pouco urgente e pode ser atendido em unidades de atenção básica. Ele pode ter dores abdominais ou de cabeça moderadas, doenças psiquiátricas e outros males que não apresentam risco de morte ou comprometimento de órgãos e sistemas.

eiXo VerMeLHo: este eixo está relacionado à clínica do paciente grave, com risco de morte, sendo composto por um agrupamento de três áreas principais: a área vermelha, a área amarela e a área verde.

  • Epinefrina 1mg/mL ampola 1mL – sol.injetável. ...
  • ANALGÉSICO NARCÓTICO. ...
  • Ácido acetilsalicílico 100mg -comprimido. ...
  • Paracetamol 200mg/mL frasco-gotas 20mL – sol.oral. ...
  • Lidocaína 20mg/mL (2%) sem vasoconstrictor frasco-ampola 20mL – sol.injetável. ...
  • Midazolam 5mg/mL ampola 3mL – sol.injetável. ...
  • Ácido acetilsalicílico 100mg - comprimido.

As patologias de base relevantes encontradas nesses prontuários foram: problemas cardiovasculares (37,0%), destes 45% apresentaram hipertensão arterial, sendo seguido por problemas hepáticos (25,9%).