O que é a sabedoria do silêncio?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Neste silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

No silêncio podemos nos acalmar e focar no mais importante: Deus. Jesus muitas vezes se retirava para lugares solitários, silenciosos, para estar sozinho com Deus. O silêncio é importante para ouvir a voz de Deus. Praticar ficar em silêncio durante algum tempo torna seu falar mais disciplinado.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

O silêncio geralmente é visto como algo negativo. No entanto, o silêncio pode variar em quantidade e qualidade, pode ser espontâneo ou estratégico, voluntário ou forçado, quente ou frio como uma pedra… Além disso, o silêncio é também positivo e necessário.

“O silêncio é uma ótima maneira para o cérebro se reorganizar, registrar novas memórias e se adaptar da melhor maneira possível. Além disso, faz a pressão ficar mais baixa, reduz o estresse e aumenta a capacidade de atenção”, explica o médico neurologista Fabiano Moulin.

Saber ouvir e saber calar: nisto consiste o supremo valor do silêncio. Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão. Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois. E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...

4 princípios para praticar a mente silenciosa

  1. O silêncio nos expõe e faz com que nos sintamos privados de “algo”. No entanto, esse “algo” é muitas vezes toda a superficialidade e os pesos que arrastamos em nossa mente. ...
  2. Uma hora de solidão por dia. ...
  3. Empatia por si mesmo. ...
  4. Desacelerar as coisas não é perder tempo.

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

O silêncio pode ser usado para aliviar uma discussão acalorada, mas também pode manipular os outros para que se sintam desamparados. É importante usá-lo de modo construtivo para encorajar a comunicação.

Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Perceber que existe a hora certa de falar e a de fazer silêncio é um magnífico exemplo de sabedoria, além de evitar estresse e poupar energia, muitas vezes desperdiçada com quem não merece.

Nos quadrinhos, Silêncio é o codinome usado por Thomas “Tommy” Elliot, amigo de infância de Bruce Wayne que, ainda criança, sabotou o carro dos pais em uma tentativa de matá-los e herdar sua fortuna. Sua mãe, no entanto, foi salva por Thomas Wayne, o que levou Tommy a odiar os Wayne.

Sossego, quietude, calma.

Livro em bom estado, brochura; 108p.

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.