O que é a respiração de Cheyne Stokes?

Perguntado por: uhernandes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A respiração de Cheyne-Stokes é uma forma de respiração periódica na qual apnéias e hipopnéias se alternam com períodos de hiperpnéias que apresentam um padrão crescendo e decrescendo de volume corrente.

A respiração de Biot é um padrão anormal de respiração caracterizada por grupos de rápidas e curtas inspirações seguidas por períodos regulares ou irregulares de apneia.

É um ritmo respiratório por um período com incursões que aumentam progressivamente de amplitude até o seu máximo, seguidas de diminuição do seu ritmo até a apneia.

Um padrão respiratório que se caracteriza por inspirações profundas seguidas de um período de apneia e uma expiração rápida e breve, acompanhado por outro período de apneia. Resulta da estimulação do centro respiratório cerebral; ocorre nos casos de acidose diabética.

Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

Respiração paradoxal é quando o peito e o abdomen movem-se em direções opostas um ao outro. Na inspiração, o peito subirá mas o abdomen descerá, e na expiração o peito descerá e o abdomen subirá. Respiração paradoxal ocorre quanto parte da caixa torácica está quebrada e torna-se flexível.

Os principias ritmos respiratórios anormais são a respiração de Cheyne-Stokes, a respiração de Biot, e a respiração de Kussmaul . Caracteriza-se por inspirações profundas seguidas de um período de apneia e uma expiração rápida e breve, acompanhado por outro período de apneia.

1. Normopneico. Se diz do paciente que está com a respiração normal. O paciente está normopneico e sem febre.

A Respiração Agônica, também chamada de “Gasping”, como o nome indica, são quando uma última medida que o corpo adota para se salvar, apresentando movimentos respiratórios assincrônicos não efetivos, caracterizado por altas amplitudes de curta duração com períodos de apneias subsequentes, indicando mau prognóstico.

As respirações de Cheyne-Stokes ocorrem mais habitualmente nos pacientes com aterosclerose cerebral e outras lesões cerebrais; contudo, o prolongamento do tempo circulatório do pulmão ao cérebro, que ocorre na insuficiência cardíaca, principalmente dos pacientes com hipertensão e coronariopatia e doença vascular ...

Gasping é um padrão respiratório caracterizado por respiração agônica, ineficaz, com movimentos de curta duração, também descritos como respiração ruidosa, espasmos respiratórios, etc. Gasping é uma última medida que o corpo adota para tentar se salvar.

O desenvolvimento da Respiração de Cheyne- Stokes em pacientes com ICC pode acelerar a deterioração na função cardíaca e elevar a mortalidade, possivelmente também com o aumento da atividade do Sistema Nervoso Simpático9. Alguns fatores influenciam a produção de RCS na ICC.

AR: tórax em tonel (Fig. 9-1 ), expansibilidade simétrica; sinal de Hoover +; tiragem intercostal bila- teral; MV+ e simétricos, RA: estertores finos no terço inferior direito, sibilos difusos.

Em outras palavras, a hiperpneia torna a respiração mais profunda, enquanto a taquipneia torna-a superficial. Nesse contexto, a hiperpneia resulta num aumento do volume corrente, que circula pelo aparelho respiratório. Já a taquipneia faz com o que o volume diminua.

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é uma doença grave desafiadora em Terapia intensiva. Ocorre devido a um processo inflamatório pulmonar que induz edema pulmonar não hidrostático rico em proteínas. Como consequência, temos hipoxemia profunda.

5 – Respiração do Trovão
Enquanto a respiração conta com sete incríveis formas, Zenitsu até agora usa apenas a primeira, o trovão. No mangá ele desenvolve outras formas bem poderosas, e uma delas permite que ele avance com um dragão em formato de um raio amarelo.