O que é a repolarização precoce?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O conceito de repolarização precoce (ER) refere-se à observação de alterações no ECG de superfície compostas de elevação do ponto J e anomalias nas porções terminais dos QRS (entalhes ou empastamentos) que pode ter uma prevalência relativamente elevada na população em geral.

Causas de alterações da repolarização ventricular
Arritmias; Hipertensão arterial sistêmica; Insuficiência cardíaca; Valvulopatia (problemas nas válvulas);

Retorno à posição de repouso de uma membrana, de uma célula ou de uma fibra muscular. No caso das fibras musculares, a repolarização dá-se no momento em que termina a excitação.

Alteração da repolarização ventricular é grave? Cabe reforçar: normalmente, não é grave. No entanto, depende de fatores como o risco cardiovascular e o histórico do paciente. Quando aparece no ECG de pessoas saudáveis e sem familiares com males cardíacos, não indica problemas.

Se o ECG mostrar extrassistolia atrial ou alterações inespecíficas da repolarização não há contraindicação à prática de exercícios físicos, pois tais achados não são bons indicativos de cardiopatia estrutural.

O sinal mais precoce de infarto agudo do miocárdio é um aplanamento do segmento ST, ou seja, seria a perda da discreta concavidade que existe normalmente na ascensão do segmento ST com duração transitória.

A taquicardia sinusal geralmente é resultado de outras condições, como estresse, febre, dor, exercícios ou medicamentos. Se a frequência cardíaca rápida não resolver rapidamente, seu médico tratará o problema subjacente.

Agora considera-se FE de VE normal em homens se entre 52% e 72% e entre mulheres, entre 54% e 74%. Entre 30% e 40% é disfunção moderada. Acima disto mas abaixo do valor da normalidade, disfunção discreta. Abaixo de 30%, disfunção grave.

Entre os recursos mais utilizados, destacam-se o eletrocardiograma, que mede atividade elétrica do coração, o ecocardiograma, um tipo de ultra-sonografia que pode identificar doenças cardíacas que estejam causando a arritmia, o teste de esforço, que investiga a saúde das coronárias e o comportamento do ritmo cardíaco ...

A isquemia pode ser reconhecida pela presença de uma onda T apiculada (isquemia subendocárdica) ou invertida (isquemia subepicárdica) e simétrica, visto que a redução do fluxo sanguíneo irá lentificar a repolarização ventricular. Onda T apiculada à esquerda e onda T invertida à direita.

Toda oscilação que tira a célula do seu repouso e leva ela a um valor mais positivo, chamamos de despolarização (consequência da abertura de canais de Na+). Voltar a polaridade inicial depois de despolarizado é chamado de repolarização (o K+ faz isso).

Entre os tipos de cardiopatias existentes está a Comunicação Interatrial (CIA), um defeito no coração que provoca desvio anormal de sangue do lado esquerdo do órgão para o lado direito e para a circulação pulmonar. É uma doença que pode levar a o aumento dos níveis de pressão na circulação do pulmão.

A onda T aparece após o complexo QRS, indicando a repolarização dos ventrículos.

é causada pela repolarização ventricular e tem forma mais alargada. resulta da despolarização ventricular e precede à contração ventricular. é a primeira onda e resulta do movimento de despolarização a partir do nó sinoatrial ao longo dos átrios.

O complexo QRS corresponde à repolarização ventricular.

De modo geral, os exercícios físicos mais recomendados para quem tem problema no coração são os exercícios aeróbicos. É o caso, por exemplo, de fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, corridas leves, entre outros.

André: Sim. Apesar de todos os benefícios, o exercício físico intenso pode ser bastante perigoso para as pessoas que apresentam determinados problemas cardíacos, como algumas arritmias cardíacas.

Evitar estimulantes: Pessoas com arritmias cardíacas devem evitar o consumo excessivo de cafeína, álcool, nicotina e outras substâncias estimulantes, pois podem agravar a condição.