O que é a regra dos 3 segundos no trânsito?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Manter distância do veículo que vai à sua frente: ela deve ser de 3 segundos. Para calcular basta observar o momento em que o veículo passa por algum objeto fixo na pista e conte em quanto tempo você chegou ao mesmo objeto. Se for menor que 3 segundos, desacelere para garantir distância maior.

---> regra dos 3 segundos - ocorre quando um determinado jogador não pode permanecer por tempo maior do que 3 segundos no garrafão, sem a bola.

Observe quando o carro da frente passar pela placa e conte pausadamente dois segundos. “Não importa a velocidade, se a 30 km/h ou a 300 km/h, eu tenho que manter dois segundos de distância entre o meu carro e o carro da frente”, explica o professor Paulo Ademar, de Engenharia de Segurança.

A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

Costuma-se dizer que a distância de segurança é de “dois segundos”. Não se trata realmente de uma distância, que deveria ser medida em metros, mas de uma referência à chamada “regra dos dois segundos”: o seu veículo deve demorar dois segundos depois do veículo da frente para passar pelo mesmo ponto que ele.

É um conjunto das ações necessárias aos órgãos de trânsito para promover a segurança viária”, afirma. Com origem norte-americana, o trinômio é formado pelos 3 E´s: “Engenharia, Esforço Legal e Educação”.

Para colocá-la em prática, você precisa se atentar aos 5 elementos básicos: atenção aos redores, ações rápidas, conhecimento sobre as leis de trânsito, previsão de qualquer situação de risco e habilidades com o veículo.

Além da previsão, a habilidade e capacidade de condução são elementos básicos de um condutor de direção defensiva.

No futsal existe uma regra chamada regra dos quatro segundos para evitar perdas desnecessárias de tempo. Na reposição de bola em jogo, marcação de livres e nos cantos, o jogador na posse da bola tem apenas quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar.

“A 'regra dos cinco segundos' é uma simplificação exagerada do que realmente acontece quando as bactérias são transferidas de uma superfície para os alimentos. As bactérias podem contaminá-los instantaneamente,” ele continuou.

Em palavras simples, o tempo de frenagem é o tempo que leva para um veículo parar depois de pisar no pedal do freio.

Definição - O que é Tempo de parada
Período em que as máquinas da fábrica não produzem, pois estão desligadas para reparos ou por outras razões.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Muito se ouve dizer que quem bate na traseira de um veículo SEMPRE tem culpa (presunção absoluta), contudo isso é MITO. Criou-se esse MITO por que o Código Nacional de Trânsito, em seu art. 175, inc.

Depois que se acionam os freios, sejam eles ABS ou convencionais, cada veículo leva um tempo até a parada total. Esse período é chamado de “tempo de frenagem”.

Vejamos: "Normalmente, em colisões de veículos, culpado é o motorista que caminha atrás, pois a ele compete extrema atenção com a corrente de tráfego que lhe segue à frente. Mas a regra comporta exceção, como a frenagem repentina, inesperada e imprevisível do veículo da frente". (RT, 363/196).