O que é a regra dos 2 segundos?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

Por precaução, mantenha uma distância segura dos veículos, de cinco metros pelo menos, durante a manobra de ultrapassagem.

Distância recomendada
A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Uma dica é a chamada regra dos 2 segundos: escolha um ponto fixo à beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da frente passar por ele, até que você chegue nesse ponto. Se esse tempo for de 2 segundos ou mais, a distância é segura.

No futsal existe uma regra chamada regra dos quatro segundos para evitar perdas desnecessárias de tempo. Na reposição de bola em jogo, marcação de livres e nos cantos, o jogador na posse da bola tem apenas quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar.

Observe quando o carro da frente passar pela placa e conte pausadamente dois segundos. “Não importa a velocidade, se a 30 km/h ou a 300 km/h, eu tenho que manter dois segundos de distância entre o meu carro e o carro da frente”, explica o professor Paulo Ademar, de Engenharia de Segurança.

Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola. Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.

Motoristas que se recordam das aulas teorias para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sabem que não há necessidade de placas indicando que é proibido estacionar a menos de cinco metros de esquinas.

- Distância de parada – É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via. Ou seja, é a soma da distância da reação com a distância da frenagem.

Vejamos: "Normalmente, em colisões de veículos, culpado é o motorista que caminha atrás, pois a ele compete extrema atenção com a corrente de tráfego que lhe segue à frente. Mas a regra comporta exceção, como a frenagem repentina, inesperada e imprevisível do veículo da frente". (RT, 363/196).

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo: Infração - grave; Penalidade - multa.

6 técnicas que garantem uma ultrapassagem segura

  1. 1- Respeite a sinalização. Acima de tudo, é preciso respeitar a sinalização de cada tipo de rodovia. ...
  2. 2- Verifique a distância. ...
  3. 3- Sinalize a manobra. ...
  4. 4- Saiba o momento certo de ultrapassar. ...
  5. 5- Mantenha distância do veículo ultrapassado. ...
  6. 6- Facilite a ultrapassagem.

A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA. ATENÇÃO DIFUSA: Significa dirigir com atenção, tanto concentrada quanto distribuída.

É um conjunto das ações necessárias aos órgãos de trânsito para promover a segurança viária”, afirma. Com origem norte-americana, o trinômio é formado pelos 3 E´s: “Engenharia, Esforço Legal e Educação”.

Para colocá-la em prática, você precisa se atentar aos 5 elementos básicos: atenção aos redores, ações rápidas, conhecimento sobre as leis de trânsito, previsão de qualquer situação de risco e habilidades com o veículo.