O que é a regra do Tombo?

Perguntado por: ifigueiredo7 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quando o logaritmando possui um expoente, teremos a conhecida “regra do tombo”. Isso significa que você pode multiplicar o logaritmo pela potência k, como descreveu a equação anterior.

A Regra da Cadeia diz para gente que a nossa derivada, é a derivada de quem está fora repetindo quem está dentro, vezes a derivada de quem está dentro, então no caso do exemplo teríamos: Não esquece de colocar o termo no final da sua derivada, se não fizer isso, a resposta vai estar errada!

a derivada de toda constante, ou seja, que pertença o conjuntos dos numeros reais é 0.

Como calcular um logaritmo? Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.

A derivada de uma função descreve a taxa de variação instantânea da função em um certo ponto. Outra interpretação comum é que a derivada nos dá a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em um ponto.

A derivada de 2x é igual a 2.

A derivada é utilizada para estudo de taxas variáveis de grandezas físicas. De modo geral, ela nos permite aplicar os conhecimentos em grandezas desde que sejam representadas através de funções.

A primeira pessoa a formular a Regra da Cadeia foi o matemático escocês James Gregory (1638–1675), que também projetou o primeiro telescópio refletor para uso prático. Gregory descobriu as ideias básicas de cálculo por volta da mesma época que Newton.

[ Costura ] Ponto especial dos bordados em que os pontos têm a disposição de elos de cadeia.

Prova de que a derivada de sen(x) é cos(x) e a derivada de cos(x) é -sen(x). O curso de cálculo avançado não exige saber a prova dessas derivadas, mas acreditamos que enquanto uma prova estiver acessível, sempre haverá alguma coisa para se aprender com ela.

A definição nos diz que a raiz quadrada de um número real a é o número b se, e somente se, o número b elevado ao quadrado for igual ao número a, ou seja, temos que imaginar um número que, ao quadrado, resulte no número dentro do radical.

a) Dois elevado à quinta potência = 25
Em uma potência de base 10, o resultado é um número que tem 1 como algarismo de maior valor posicional seguido de tantos zeros quantos indicados pelo expoente.

Potência de expoente 1.
Sempre que o expoente for igual a 1 o resultado será igual à base.

A derivada de 1 é zero, pois é uma constante. O mesmo resultado é obtido ao calcular a derivada de qualquer número.