O que seria o elemento básico da comunicação redundância?

Perguntado por: rjordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O que seria o elemento básico da comunicação redundância? a) É a parte do código conhecida e utilizada por um emissor ou um receptor. Para uma comunicação eficiente, é preciso que emissor e receptor não apenas usem o mesmo código, como também a redundância.

No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

Elementos da Comunicação: emissor, receptor, mensagem - Toda Matéria.

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia.

Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar.

Os elementos da comunicação são:

  • Emissor.
  • Receptor.
  • Mensagem.
  • Código.
  • Canal.
  • Referente.
  • Feedback.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são: Emissor: é aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem. Receptor: é o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem. Mensagem: pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.

Emissor: aquele que fala ou escreve, que transmite a mensagem. Receptor: aquele que ouve ou lê, que recebe a mensagem. Contexto: a realidade, o contexto material que envolve a produção do texto. Código: os símbolos utilizados para transmitir a mensagem.

Emissor. Também chamado de locutor ou falante, o emissor é o remetente da mensagem, ou seja, é quem a transmite para um ou mais receptores. Exemplos de emissores: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma empresa, uma marca, uma organização, etc.

Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc.

Quais são os tipos de comunicação?

  • Comunicação Verbal.
  • Comunicação não verbal.
  • Comunicação escrita.
  • Comunicação visual.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Assim, o pleonasmo de reforço ou estilístico pode ser classificado em duas categorias, isto é, semântico e sintático. Já o pleonasmo vicioso, chamado também de redundância, é um vício de linguagem, pois apresenta uma repetição desnecessária e excessiva, já que é a reafirmação do óbvio.

Redundância, na automação industrial, significa manter sistemas duplicados ou triplicados para garantir a disponibilidade de processos e dispositivos críticos.

A redundância em TI tem como principal objetivo criar operações que sejam ininterruptas, mesmo em situações críticas. Nesse caso, duplicam-se os elementos que fazem parte da estrutura e precisam estar presentes para que os colaboradores possam trabalhar e os clientes utilizarem integralmente o sistema fornecido.