O que é a quarta vigília da noite?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Lendo o Milagre em que Jesus caminha sobre as águas, a indicação de quarta vigília da noite, quer dizer que neste horário (entre às 3 e 6 horas da manhã, Jesus foi ao encontro dos seus discípulos que estavam atravessando o lago em uma barca enquanto ele tinha se retirado para rezar.

os judeus dividiam a noite em três vigílias: a primeira, 'princípio das vigílias' (Lm 2.19), ia desde o sol posto até às 10 horas da noite – a segunda, 'a vigília média' ou da meia-noite (Jz 7.19), principiava às 10 horas da noite e prolongava-se até às duas horas da madrugada – e a terceira, a 'vigília da manhã' (1 Sm ...

A vigília de oração, em seu sentido mais tradicional, é uma noite em que o membro renúncia ao próprio descanso e do sono para dedicar-se ao louvor, ao estudo dos textos sagrados, oração e interação entre membros com interesses semelhantes.

É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

O que significa ter bom ânimo? Significa ter esperança, não desanimar, não perder a fé, e viver a vida com alegria: “Os homens existem para que tenham alegria”. Significa encarar a vida com confiança. O evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente.

Alterna-se com a vigília, que é um estado complementar ao de sono, em que há máxima manifestação da atividade perceptiva e motora voluntária. À alternância entre o sono e o estado de vigília dá-se o nome de CICLO SONO – VIGÍLIA, que tem duração de 24 horas.

As vigílias evangélicas são importantes para que as pessoas possam renovar a sua fé, promover um encontro mais próximo com Deus e encontrar conforto para as suas angústias. Para que isso aconteça, é essencial saber como organizar uma vigília evangélica.

42 Assim como o Senhor passou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar o Senhor, por todas as suas gerações.

Então nesse sistema a hora terceira correspondia a um horário próximo às nove horas da manhã; a hora sexta significava algo em torno do meio-dia; e a hora nona dizia respeito às três horas da tarde. A hora undécima da parábola de Jesus dos trabalhadores da vinha, correspondia às cinco horas da tarde, aproximadamente.

A hora sexta era por volta do meio-dia. Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? (Mateus 20:5-6). E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.

1.11a A hora décima primeira é aquela * na qual se regozijam os escolhidos de Deus. 1.11c Na [hora] undécima, há o pacto e a exultação de todos. 1.12a A hora duodécima é aquela * na qual são bem recebidas as preces das pessoas.

O que falar no Culto de Vigília? Fale sobre oração, adoração, avivamento, renovo. Os temas dos cultos de vigílias devem promover aproximação de Deus e reavivamento. Além disso, lembre-se que a maioria do público são crentes que buscam um fortalecimento espiritual através da oração.

Hoje tem Vigília na Catedral de Perus, apartir das 23h.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. Não espere as coisas ficarem difíceis para começar a orar. Comece a ter uma vida de oração agora mesmo! Seja crente de verdade, que fala com Deus porque gosta, porque ama, e não porque esta sendo pressionado pelas dificuldades.

A hora nona, quando Jesus morreu, era por volta das 3 horas da tarde. Na época da Bíblia não havia relógios e as pessoas contavam o tempo de forma diferente. Em vez de contar as horas a partir da meia-noite ou do meio-dia, normalmente se contava o tempo a partir do nascer e do pôr do sol.