O que é a pulsão em Freud?
Em Três Ensaios sobre a teoria da sexualidade, Freud (1905/1996b) define o conceito de pulsão. Neste trabalho, esta é exposta como o representante psíquico de uma energia que leva ao movimento, ou ainda uma espécie de demanda por ação que seria feita ao psiquismo cuja fonte seria o processo excitatório em um órgão.
Qual é o objeto da pulsão?
Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.
Quais são os tipos de pulsão?
As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.
Como é feita a pulsão?
“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 181516 e RQE 14551).
O que é impulso na psicanálise?
Ou seja, o impulso é como um estímulo nervoso que provoca uma espécie de reação. Esse estímulo, no entanto, possui um caráter particular, já que se trata de um estímulo mental.
Quais são os quatro elementos da pulsão?
Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.
Qual é a fonte da pulsão?
A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão. O alvo ("Ziel", também traduzido como finalidade, fim, objetivo ou meta) é a suspensão da estimulação na fonte, mas também são alvos as etapas intermediárias que possam levar a este alvo último.
Qual o sinônimo de pulsão?
1 impulso, acesso, disposição, desejo, ânsia, arrebatamento, ímpeto, arroubo, lance, gana, exaltação, furor, fúria, alor, fervor, rasgo, repente, rompante.
Qual a diferença entre punção e pulsão?
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
O que é a falta para Lacan?
A FALTA NOS TERMOS DA COISA
Da conclusão lacaniana de que o objeto, segundo os caminhos trilhados por Freud, deve ser tomado pela via da falta, resulta a impossibilidade de confinar o desejo, na psicanálise, à sua definição em função do objeto.
Qual a relação da pulsão com o ódio?
A pulsão de morte seria o correlato do ódio primordial, dirigido ao ser do sujeito e sua tentativa de expulsar o que causa desprazer, enquanto o ódio invejoso remeteria à rivalidade, a agressividade voltada ao intruso, sendo o pai o primeiro desses objetos rivalitários.
Quanto tempo dura uma pulsão?
15 minutos
A realização do procedimento é bem rápida, durando em torno de 15 minutos. Com a aplicação da anestesia, pode levar um pouco mais de tempo, mas não muito mais que isso.
Quanto tempo demora uma pulsão?
30 minutos
A punção leva cerca de 30 minutos e após o procedimento a paciente deve aguardar alguns minutos em recuperação anestésica.
Qual é o significado da palavra Ponção?
substantivo feminino Ação de introduzir um instrumento num tecido com o objetivo de retirar o líquido que nele está acumulado. Ação ou efeito de pungir, de puncionar, de cortar com o bisturi.
O que diz a teoria do impulso?
O teorema do impulso diz que a aplicação de uma força sobre um corpo durante um determinado intervalo de tempo resulta em uma variação da sua quantidade de movimento.
Como explicar impulso?
O impulso é uma grandeza da Física que mede os efeitos de uma força sobre um corpo em um intervalo de tempo. Assim como a força, o impulso é uma grandeza vetorial, necessitando, além de seu valor, também da direção e do sentido em que atua.
Como é agir por impulso?
A definição mais simplificada e direta do que é agir por impulso, é agir sem pensar nas consequências. Ou seja, você deixa suas emoções do momento falarem mais alto do que o seu racional. Claro que, você não deve agir 100% do tempo através da razão.
O que é pulsão de vida exemplo?
A pulsão de vida engloba todos os impulsos e comportamentos que motivam a nossa sobrevivência sem abrir mão do prazer e contribuindo para a sensação de bem-estar.
O que é pulsão de vida e pulsão de morte para Freud?
Sobre a pulsão de vida podemos pensar que ela gera o impulso sexual no sentido amplo, criando e dando manutenção em laços saudáveis, já a pulsão de morte gera o componente puramente destrutivo e hostil do ser humano, ambas presentes em todos nós.