O que é a proposição de um texto?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Proposições. É todo conjunto de pensamento, que possa ser classificado como verdadeiro ou falso. A preposição exprime juízo, afirma fatos.

Uma proposição é aquilo que é expresso através de sentenças declarativas e que é verdadeiro ou falso.
...
Esses são alguns exemplos de proposições:

  • o gato tem pelos;
  • o carro é veloz;
  • o Brasil tem mais de quinhentos anos e uma bandeira verde, amarela e azul;
  • todas as pessoas são mortais.

O que é uma Proposição? Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.

A palavra proposição tem sua origem na palavra em latim propositione, sendo assim escrita com pro na primeira sílaba: pro-po-si-ção.

Significado de Proposição
Sentença passível de comprovação ou não; enunciação. [Retórica] Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido: a proposição de "Os Lusíadas" está contida nas três primeiras estrofes.

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

Elas podem ser classificadas quanto à quantidade e quanto à qualidade. Quanto à quantidade, as proposições podem ser universais ou particulares. Quanto à qualidade, as proposições podem ser afirmativas ou negativas.

As preposições podem ser divididas em dois tipos: preposições essenciais, preposições acidentais e locuções prepositivas.

Proposições são usualmente consideradas como o conteúdo de crenças e outros pensamentos representativos. Elas também podem ser o objeto de outras atitudes, como desejo, preferência, intenção, como em "Desejo um carro novo" e "Espero que chova", por exemplo.

Não são proposições: 1) frases interrogativas: “Qual é o seu nome?” 2) frases exclamativas: “Que prova complicada!” 3) frases imperativas: “Fique calado.” 4) frases sem verbo: “O livro de receita.” Exemplos “x é maior que 2”; “x + y = 10”; “Z é a capital do Brasil”.

Não são proposições: frases exclamativas, interrogativas, opinativas, as expressões de desejo, as expressões de sentimentos, as interjeições, orações imperativas, e aquelas que contenham variáveis (sentenças abertas).

1 - Proposição é uma frase declarativa à qual pode ser atribuído, sem ambiguidade, um dos valores lógicos: verdadeiro (V) ou falso (F).

No caso das proposições, a sua Forma Normal compreende os seguintes elementos: Quantificador+Sujeito+Cópula+Predicado.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

Frases exclamativas, interrogativas, imperativas e optativas (que exprimem desejo) não são proposições lógicas.

Proposição. Oração declarativa que possui valor lógico, ou seja, pode ser avaliada como verdadeira ou falsa. Por exemplo, a sentença “Esta mesa é de madeira” é uma proposição. Não são proposições: orações não declarativas como interrogações (“2 é um número primo?”) e sentenças abertas como x-1=2.

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).