O que é a prolixidade?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

A prolixidade é um problema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

1 eloquente, difusivo, difuso, facundo, falador, loquaz, palavroso, palrador, pleonástico, profuso, redundante, tagarela, verborrágico, verborreico, verboso.

De acordo com o dicionário, ser prolixo é fazer uso de palavras em excesso ao falar ou escrever e, assim, se mostrar muito demorado em explicações simples. Observe o exemplo a seguir, em que a mesma informação é passada de forma objetiva e, depois, prolixa.

Prolixo é aquela pessoa que se prende a um longo discurso, com explicações supérfluas e se estende demoradamente, tornando o discurso enfadonho e entediante. Ex: O discurso prolixo do político acabou com o problema de insônia da plateia.

adjetivo Que fala ou escreve por meio do uso excessivo de palavras; que não consegue resumir uma ideia ou encurtar um pensamento. Que se expressa ou fala usando mais palavras que o necessário. Que não é objetiva; que se vale de muitas explicações sem sentido.

Uma segunda qualidade do texto escrito é a concisão. Consideramos que um texto seja conciso quando ele é enxuto: em poucas palavras, apresenta as informações essenciais. O contrário de concisão é prolixidade: repetições desnecessárias, redundâncias, delongas.

Que exprime muitas coisas com poucas palavras.

Clareza é a propriedade de um texto inteligível, compreensível. Concisão é o uso de poucas palavras para expressar as ideias.

Significa falta de variedade ou simplesmente repetição de coisas obvias.

Significado de pernosticidade: Ato de ser ''´pernóstico''. Pessoa que tenta falar difícil para falar ...

Eloquente significa ser convincente, persuasivo e expressivo. Um indivíduo eloquente é aquele que possui a arte e o talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando.

Reinaldo Polito, autor do livro Superdicas para falar bem, ensina macetes para limar a prolixidade da sua apresentação. São Paulo - A qualidade de uma apresentação não pode ser medida pelo número de palavras que você fala. Ao contrário. Quanto mais objetivo você for, melhor.

Significado de pessoa de poucas palavras: Pessoa concisa, pessoa quieta, pessoa calada.

Para identificar se seu texto está prolixo, procure verificar se há: pequenas orações ou expressões que podem ser retiradas sem qualquer dano ao significado; explicações genéricas; repetição de termos, de mesmo conteúdo ou do pronome relativo que.

É o uso de uma linguagem exacerbada para referir ideias normais, em registo informal, tornando o texto enfadonho. Ao texto prolixo falta objetividade, o que compromete a clareza e cansa o leitor. É chamado de "falar difícil".