O que é a priori e a posteriori filosofia?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Em resumo: conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.

Análise a posteriori: É a compreensão e a interpretação dos resultados da experimentação e seu objetivo é oferecer um feedback para o desenvolvimento de uma nova análise a priori para uma nova experimentação, concebendo o desenvolvimento das atividades como uma atualização dos processos em questão.

A priori, informou que não participaria do evento. Em a posteriori, subentende-se uma experiência com o apoio da qual, ou em decorrência dela, se realiza algo depois. Quando se diz, por exemplo, que o magistrado decidiu a posteriori, é porque a decisão se apoiou na análise dos fatos e nas suas experiências anteriores.

Locução adverbial:
Que ocorre posteriormente à observação de dados empíricos; por indução. Em síntese, a posteriori se refere a um conhecimento que é obtido depois da experiência e observação. Um exemplo de uso correto seria: “A pesquisa, a posteriori, afirma os efeitos negativos da evasão escolar no Brasil.

Juízos sintéticos a posteriori são aqueles em que o predicado vai se relcionar ao sujeito por uma síntese; têm por base a experiência. Juízos sintéticos a priori são aqueles em que o predicado não é exraído do sujeito, mas pela própria experiência como algo novo; têm por base a razão.

locução adverbial Partindo do que é anterior; a partir de dados ou fundamentos anteriores: a priori, toda criança deve estar na escola. [Por Extensão] Que não depende da experiência, da prática: a priori, o remédio deve funcionar. [Por Extensão] Através de suposição: a priori, o projeto deverá ser entregue amanhã.

Raciocínio que utiliza o método exatamente contrário ao do argumento a posteriori. É o argumento dedutivo, que parte do geral para o particular, da causa para o efeito. Não se funda nos fatos ou em dados concretos, mas na razão e na regra abstrata.

A priori e A posteriori para Kant
No caso “a posteriori”, Kant dizia que a falsidade ou a verdade devem ser a base para a experiência. Nesse caso, é possível dizer por exemplo que alguns pássaros são azuis. O filósofo com sua análise conseguiu alcançar um objetivo duplo.

George Berkeley

Alberto da Saxônia, um lógico do século XIV, escreveu sobre conhecimento a priori e a posteriori. George Berkeley,o filósofo irlandês esboçou a distinção em seu Tratado sobre os princípios do conhecimento humano, de 1710, embora os termos já fossem bem conhecidos nesta época.

Em seu livro Crítica da Razão Pura Kant diferencia os conhecimentos que adquirimos por experiência, os conhecimentos a posteriori, dos conhecimentos que ele classifica como puros, ou a priori.

A partir de elementos anteriores: 1 à partida, por dedução, por suposição, por pressuposição.

A priori é uma locução latina que significa “à primeira vista” (de acordo com o que é anterior). É usado para realizar uma demonstração que descende da causa ao efeito, da essência de algo às suas propriedades. Também se refere àquilo que se realiza antes de examinar o assunto de que se trata.

Como diz Kant a razão é anterior à experiência (a priori). Já os conteúdos que a razão conhece e com os quais pensa dependem da experiência. “Assim, a experiência fornece a matéria (os conteúdos) do conhecimento para a razão e esta, por sua vez, fornece a forma (universal e necessária) do conhecimento.”[4].

Não podemos decidir se é tudo relativo ou se a vida faz sentido recolhendo informação do mundo. É por isso que dizemos que a filosofia é um estudo a priori. Queremos dizer que a filosofia se faz unicamente com o pensamento.

As formas a priori do entendimento são divididas em categorias que ficam a cargo de pensar os fenômenos. Existem doze tipos de formas a priori do entendimento e são organizadas em quatro categorias: quantidade, qualidade, relação e modalidade.

- Juízos Sintéticos a priori: são juízos em que também o predicado não é extraído do sujeito, mas que pela experiência forma-se como algo novo, construído.

Assim sendo, não só o juízo analítico é a priori, o juízo sintético também pode sê-lo, e, inclusive para Kant, o juízo sintético a priori é o juízo mais importante, pois é com ele que opera as ciências, como a física e a matemática.

Conectivos de prioridade e relevância
CONECTIVOS: Em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori, a posteriori, precipuamente.

Principais Ideias de Kant
Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.

A forma a priori é uma condição sem a qual a experiência não existiria, é a condição que torna a experiência possível. ESPAÇO e TEMPO são as formas a priori de sensibilidade, por meio das quais percebemos a realidade. Ou seja, o próprio sujeito coloca a experiência dentro de um espaço em um determinado tempo.

No campo da filosofia política Kant apresenta a ideia de Paz Perpétua, como sendo o resultado da história e garantida através da cooperação internacional. Kant defende a existência de Estados organizados pela lei e com a existência de governos republicanos.