O que é a preguiça social?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

às vezes, quando trabalhamos em um grupo, algo estranho acontece: o todo é menor que a soma das partes. Em outras palavras, o que cada pessoa contribui é menor quando se está em um grupo. Isso é conhecido como preguiça social.

A preguiça como máscara do medo
Recorremos a ela quando somos acompanhados por medos excessivos em nosso dia a dia. Medo de não cumprir o que havíamos nos proposto a fazer, medo de fracassar, medo de não ser o que os outros esperam, angústia por ter que enfrentar o que não controlamos…

Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho. Contudo, é possível que em alguns casos os sintomas depressivos sejam interpretados como preguiça.

Pode ser uma situação passageira, uma resposta natural ao cansaço ou ao estresse. Mas se permanecer por períodos prolongados, pode ser indicativo de uma condição mais grave, e até ser sintoma de doenças como depressão, narcolepsia ou síndrome da fadiga crônica.

A principal diferença entre a preguiça e a depressão é que a última não lhe dá alternativas. No caso da preguiça, podemos nos deixar levar ou não. Somos capazes de vencer a preguiça com força de vontade.

Do ponto de vista da neurociência, a preguiça pode ser entendida como uma resposta do cérebro que visa economizar energia. O cérebro humano é projetado para minimizar o consumo de energia sempre que possível, a fim de preservar recursos para situações de emergência ou necessidades futuras.

Na maioria dos casos, TDAH e procrastinação andam juntos. Isso porque vários sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade fazem com que esses pacientes procrastinem com mais frequência e intensidade.

A Preguiça representa sabedoria e serenidade para concluir algo, seus movimentos são leves e tranquilos porque ela tem a certeza e segurança do que precisa fazer para chegar onde deseja.

Atualmente são conhecidas seis espécies de bicho-preguiça: a preguiça-comum (Bradypus variegatus), preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus), preguiça-anã-de-três-dedos (Bradypus pygmaeus), preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni) e preguiça-real (Choloepus didactylus).

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.

A preguiça é uma tendência natural do ser humano, que o ajuda a poupar energia.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

  1. Rhodiola Rosea. ...
  2. Ginseng. ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Melatonina. ...
  5. Sulbutiamina.

Ao abrir um ou dois braços na direção da pessoa ou objeto, elas estão atentas e podem atacar por se sentirem ameaçadas.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

"A preguiça nada mais é que um mecanismo utilizado pelo nosso cérebro quando ele não consegue entender que há um motivo atrativo para você gastar sua energia fazendo aquilo. Quando estamos motivados, agimos para buscar o que nos motiva.

Falar em preguiça significa descrever desde um dia de descanso, em que deixamos as atividades de lado para relaxar, até a falta de vontade em retomar essas atividades ou iniciar qualquer forma de esforço físico ou mental.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Saiba quando a “preguiça” constante acende um sinal amarelo para o problema: 1 – Desânimo: falta de animo constante é um sintoma da depressão, já que essa é uma resposta do corpo a falta de dopamina. Simplesmente um dos principais neurotransmissores responsável pela sensação de prazer.

O cansaço mental pode ser mais perigoso que o físico, pois é mais difícil de reverter. Enquanto o físico requer apenas períodos de repouso para o corpo, descansar a mente não é tão simples. Em especial porque o cérebro nunca para de funcionar, nem mesmo durante a noite.

A preguiça cognitiva é como chamamos uma tendência natural do nosso cérebro de preferir as respostas mais simples que não exijam um pensamento critico mais apurado e estruturado.