O que é a prega sublingual?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

As glândulas sublinguais são as menores dos três pares de glândulas salivares maiores, uma vez que as glândulas salivares são divididas em maiores e menores.

Carúncula de cada lado do freio da língua, onde se abre o canal da glândula sublingual.

O ducto de Wharton, que drena a saliva produzida pelas glândulas submandibulares, se abre na papila sublingual, sob a língua.

Veja a seguir quais são as recomendações mais comuns:

  1. tomar mais água;
  2. garantir uma boa higiene bucal;
  3. fazer compressas mornas;
  4. fazer massagem nas glândulas salivares;
  5. consumir alimentos que aumentam a produção de saliva;
  6. uso de antiinflamatórios;
  7. uso de analgésicos;
  8. uso de antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.

Via Sublingual: Na via sublingual os medicamentos são colocados sob a língua e a absorção se dá nos vasos sanguíneos existentes neste local.

glândulas salivares

A maior parte da saliva (mais de 90%) é produzida pelas glândulas salivares maiores, que são 3 pares: as parótidas, submandibulares e sublinguais. As parótidas são localizadas em ambos os lados da face, diante das orelhas, até o ângulo da mandíbula inferiormente e até cerca de 3 dedos anteriormente.

A cavidade da boca tem como limites: anterior e lateralmente os lábios e boche- chas, posteriormente o istmo da garganta, superiormente o palato e inferiormente o soalho da boca, onde encontramos fixada a língua.

As glândulas sublinguais podem conter até 20 ductos excretores, entretanto são de menor extensão. Os ductos excretores se abrem abaixo da língua.

Você produz saliva nas três glândulas salivares maiores, encontradas no palato, bochechas e assoalho da boca. Essas três glândulas são a parótida, a submandibular e a sublingual.

Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.

Em geral, o entupimento ocorre quando são formados cálculos que podem obstruir o duto que leva a saliva da glândula para a boca. Entre os sintomas mais comuns estão o inchaço e dor no local, dificuldade para engolir e a boca fica mais seca, pois a produção de saliva diminui.

Sialoadenite é o nome dado à inflamação que acomete as glândulas salivares. Alguns dos sinais e sintomas da sialoadenite são boca seca, dificuldade para falar ou engolir, dor na boca, vermelhidão da mucosa oral e edema (inchaço). Sintomas sistêmicos como febre e também podem ocorrer em alguns casos.

Podem ocorrer inchaços sob a língua devido a uma lesão na boca, exposição a vírus, ingestão de certos alimentos ou cálculos salivares. Independentemente da causa subjacente, a maioria dos inchaços sob a língua desaparece com relativa rapidez. E também não requer tratamento médico.

O inchaço das glândulas submandibulares pode ter várias causas - desde obstruções do ducto salivar, surgimento de nódulos benignos e infecções locais até o desenvolvimento de um câncer. Existem condições benignas que costumam causar esse inchaço com muito mais frequência que as malignas.

Glândula Sublingual
O ducto de Bartholin, normalmente, une-se ao ducto de Wharton (submandibular), que drena para a carúncula sublingual. Outros ductos sublinguais desembocam diretamente no fundo da cavidade oral.

6. PATOLOGIA DE GLÂNDULAS SALIVARES

  • Mucocele (fenômeno de extravazamento de muco)
  • Cisto de retenção salivar.
  • Adenoma pleomórfico.
  • Carcinoma mucoepidermóide.
  • Carcinoma adenóide cístico.