O que é a prega cutânea?

Perguntado por: eparis9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Em primeiro lugar, o que é dobra cutânea? A dobra cutânea se define como uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente. As dobras cutâneas que aparecem com maior frequência e que atendem às necessidades da grande maioria das equações preditivas de gordura corporal são: - Tríceps (TR);

A somatória do valor de certas dobras cutâneas também permite avaliar o progresso dos pacientes em relação a composição corporal, como o resultado de intervenções dietéticas e/ou esportivas, ou comparar os dados com o restante da população. Essas dobras são medidas com um adipômetro em locais específicos do corpo.

As dobras cutâneas são bastante utilizadas no consultório durante o atendimento nutricional para avaliar e acompanhar a reserva de gordura do paciente. Uma das maneiras mais utilizadas para o cálculo da composição corporal ainda é a aferição das dobras cutâneas com o adipômetro.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

Com a soma dessas dobras cutâneas, você deve inserir na fórmula da DC: DC (g/cm³) =1,112-0,00043499 x (soma 7 Dobras) + 0,00000055 x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,00028826 x (Idade)

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

O adipômetro clínico também conhecido pelo nome de plicômetro ou compasso de dobras cutâneas, é um equipamento utilizado para medir a espessura de dobras cutânea. Através dessas medidas é possível obter valores da composição corporal.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

Os maiores erros interavaliadores para as dobras cutâneas são: abdome (8,8%), da coxa (7,1%) comparados aos do tríceps (3,0%), subescapular (3,0 a 4,0 %) e supra-ilíaca (4,0%) (LOHMAM, POLLOCK, 1984).

O protocolo mais completo possui as seguintes dobras: tríceps, bíceps, peitoral, subescapular, axilar media, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...

Para o protocolo de Guedes são utilizadas as dobras triciptal, suprailíaca e abdominal para homens, enquanto que para as mulheres são aferidas a subescapular, suprailíaca e coxa.

Nos Adipômetros Científicos convencionais a leitura das medidas ocorre através de dois ponteiros, sendo geralmente um ponteiro menor que indica as dezenas e um ponteiro maior que indica as unidades, como a leitura da dobra deve ser realizada dentro de 2 ou 3 segundos, a leitura do resultado através de dois ponteiros ...

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

59%

E) Massa magra ou Massa livre de gordura (FFM)
Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos). Porcentagens de células abaixo desses valores (sem edema visível) podem ser indicadores de desnutrição e distrofia muscular.

Para diminuir o percentual de gordura, o mais indicado é entrar em déficit calórico. Para se ter um déficit calórico, é necessário consumir menos calorias pela dieta e aumentar o gasto calórico com o treinamento físico.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.