O que é a praxis de Aristóteles?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Práxis significa atividade e ação. Foi Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico, para assim poder designar as ações intransitivas ou morais que têm em si mesmo um sentido completo ou pleno, como, por exemplo, a ação de ver, julgar, dançar, etc.

A práxis é essa ação reflexiva que se dá através de um processo de ação-reflexão-ação. Quando o professor consegue estabelecer essa relação no seu cotidiano, ele aprimora sua metodologia e sua didática.

Práxis é um conceito básico da filosofia marxista, que remete para a transformação material da realidade. Segundo Aristóteles, a práxis é o fundamento da teoria, sendo que para Marx a teoria deve estar incluída na práxis.

Apesar de muitos o relacionarem ao pensador alemão Karl Marx, o conceito de práxis já existia muito antes de sua filosofia. Sendo que tal conceito possui suas raízes nos pensamentos de Aristóteles. Mas Karl Marx foi quem fez esse conceito se aprofundar, tornando o elemento principal do materialismo histórico.

Em resumo, entende-se que a atividade teórica por si só não leva à transformação da realidade, já que não se objetiva, não se materializa, não se torna práxis. A prática, por sua vez, não fala por si mesma. Teoria e prática são indissociáveis como práxis (PIMENTA, 2005).

A PRÁXIS NA PERSPECTIVA DE VÁZQUEZ
Vázquez (1980) conceitua a práxis como uma atividade livre, universal, criativa e autocriativa, mediante a qual o homem é capaz de criar, fazer, produzir, além de transformar o mundo e a si mesmo.

Esses dois vocábulos vêm da mesma raiz grega [práxis], que significa “ação”. Deve ter-se muito cuidado com a pronúncia do “x” nesses vocábulos: o de PRAXE lê-se como o de LIXO; já o de PRÁXIS lê-se como o de FIXO.

Marx concebe a práxis como atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. A natureza só adquire sentido para o homem à medida que é modificada por ele, para servir aos fins associados à satisfação das necessidades do gênero humano.

Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas.

Aristóteles (2005) discute o aprendizado sob a ação e a escolha que visam a um bem qualquer, ou seja, como um fim em sua investigação e natureza. A natureza do aprendizado é a educação integral do homem, bem como o objetivo supremo de sua existência (Rohden, 2005).

“A praxis é ativa, é atividade que se produz historicamente – quer dizer, que se renova continuamente e se constitui praticamente –, unidade do homem e do mundo, da matéria e do espírito, do sujeito e objeto, do produto e da produtividade.” (Kosik, 1976, p.

Práxis educativa: trabalho direto com os estudantes, de forma sistemática, organizada e com intencionalidade Práxis pedagógica: trabalho de analisar, compreender, estudar, refletir e aprimorar a prática educativa.

O processo de ensino se define como práxis quando a teoria e a prática se juntam para desenvolver no aluno um processo de transformação. Ser educador é transformar futuros, ensinar sobre cultura e socialização e inserir o ser humano no meio em que vive.

As praxias também podem ser chamadas de “saber fazer”.

A práxis social tem na obra lukacsiana uma importância singular, uma vez que é a partir desta que se desenvolve capacidades objetivas e subjetivas de conhecer a realidade e as espeficidades que circundam o ser social. O indivíduo social é em Lukács um ser que dá respostas.