O que é a porta 53?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Porta 53 (UDP) - abriga o Domain Name System (DNS), que transforma nomes de domínios em endereços IP. Porta 80 (TCP) - abriga o HTTP da rede mundial de computadores.

Porta 67 e 68 – DHCP Server e Client – Pelo serviço DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP.

Além das 65.536 portas TCP, temos o mesmo número de portas UDP, seu protocolo irmão.

As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. Entretanto, em muitas situações, você pode usar outras.

Porta 443: HTTP Seguro (HTTPS). HTTPS é a versão segura e criptografada do HTTP. Todo o tráfego web HTTPS é encaminhado para a porta 443. Serviços de rede que usam HTTPS para criptografia, como o DNS sobre HTTPS, também se conectam a essa porta.

Porta 22 (TCP) - abriga o protocolo Secure Shell (SSH) para a segurança de logins, FTP e encaminhamento de porta. Porta 53 (UDP) - abriga o Domain Name System (DNS), que transforma nomes de domínios em endereços IP.

porta 80

Usando o protocolo TCP, a porta padrão para um servidor HTTP em um computador é a porta 80, porém outras portas podem ser utilizadas, como a 8000 ou 8080.

O FTP usa dois números de porta TCP conhecidos: a porta 21 é usada para o controle da conexão e a porta 20 é usada na transferência de dados [1]. FTP usa os serviços TCP, pois precisa de duas conexões TCP.

65.535 portas

Por definição, cada endereço IP tem 65.535 portas. Cada porta pode ser usada para conexões de entrada ou de saída para TCP (protocolo TCP) e UDP (protocolo UDP).

Como encontrar o seu número de porta no Windows

  1. Inicie seu prompt de comando.
  2. Digite ipconfig.
  3. Em seguida digite netstat -a para obter uma lista de seus vários números de porta.

Cada uma das portas tem uma função específica: a porta 137 UDP é usada para a navegação, incluindo a visualização dos compartilhamentos disponíveis, a porta 138 UDP para a resolução dos nomes da rede e a porta 139 TCP é usada para a transferência de dados.

Por padrão, a porta HTTP usada para comunicação do sistema cliente a site é a porta 80 e 443 para HTTPS.

As portas dos principais serviços são: IMAP (recebimento de e-mails): porta 143 (conexão normal) ou 993 (conexão criptografada) POP3 (recebimento de e-mails): porta 110 (conexão normal) ou 995 (conexão criptografada)

Porta lisa é o tipo mais comum e mais utilizado nas casas.

Se você acompanha de perto a evolução do mundo digital e, principalmente, das tecnologias da Comunicação e da Informação, deve saber que a Porta 23 é a do protocolo Telnet. Aquele que proporciona facilidade de comunicação baseada em texto, interativo e bidirecional.

Com isso, a porta 8000 é, por padrão, reservada para o iView, mesmo que você esteja em um Sophos UTM e que não use o iView na sua rede. E, para complicar, essa configuração de qual porta o iView usa não aparece na interface de configuração web do Sophos UTM.

O que é o serviço Portmap (111/UDP)?
O serviço Portmap, também chamado de Portmapper ou rpcbind, é utilizado para mapear serviços RPC na rede, como NIS e NFS. Esse serviço geralmente é utilizado por sistemas Unix, especialmente para compartilhamento de arquivos, além de outros serviços.

A gerência de porta 25 é o nome dado ao conjunto de políticas e tecnologias, implantadas em redes de usuários finais ou de caráter residencial, que procura separar as funcionalidades de submissão de mensagens, daquelas de transporte de mensagens entre servidores.

Atualmente, o SMTP deve usar a porta 587. Esta é a porta para transmissões de e-mails criptografados usando SMTP Secure (SMTPS). Às vezes a porta 465 também é usada para SMTPS.