O que é a popa do barco?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A popa é a parte traseira de uma embarcação. Ela também é chamada de ré e é caracterizada pela área construída que vai das alhetas da embarcação até o painel de popa. O termo é erroneamente utilizado para falar de forma genérica de toda a parte da embarcação que vai de meia-nau até a popa.

A parte de trás da embarcação (#Mc 4.38; pronuncia-se pôpa).

Começando pela popa, que é uma das partes mais conhecidas dos barcos, já que a grande maioria dos motores se localizam nesta região, pode-se dizer que tal termo se refere a parte traseira da embarcação, também conhecida como ré.

A popa é uma parte do navio mais respeitada que as demais. Nos navios de guerra, todos que entram a bordo pela primeira vez no dia, ou que se retiram de bordo, cumprimentam a Bandeira Nacional na popa, com o navio no porto.

Jesus e Seus discípulos estavam num barco no Mar da Galileia e Jesus adormeceu. O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda.

Origem da expressão
Popa é o nome da parte de trás das embarcações. Quando o vento está soprando na parte traseira do barco, significa que as correntes de ar estão ajudando a empurrá-lo para frente (soprando as velas), facilitando assim a sua locomoção de maneira mais rápida.

Popa – A parte de trás de um barco. Meia-nau – A parte mediana do barco. Bordos – As laterais de um barco. Bombordo (BB) – Lado esquerdo, com a proa do barco à nossa frente e a popa atrás.

Pare e lembre-se de que Jesus está no barco com você, e isso significa que por mais difícil que seja a sua atual situação, pode a chuva atormentar, o relâmpago trovejar, a tempestade não parar, o barco balançar, mas saiba que jamais ele irá virar.

locução adverbial Navegar sob condições de vento favoráveis: navegar de vento em popa. [Figurado] Indo muito bem, com as circunstâncias a favor; sem obstáculos: o mercado para produtos aromáticos vai de vento em popa no Brasil.

Na linguagem dos marinheiros, os termos ganham outras diferenciações, como: figura de proa (enfeite com a forma de um rosto deformado), capitão de proa (marinheiro responsável pela limpeza do navio) e mastro de proa (mastro de tamanho pequeno).

O que é o PROA? O PROA é um sistema que permite a tramitação do processo administrativo com assuntos, sem um fluxo definido e com a sua tramitação integral em forma digital, através de atividades de cadastramento e movimentações efetuadas pelo próprio usuário.

Mateus 8. 23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco.

Velame é o nome dado ao conjunto das velas de uma embarcação.

Convés – os pavimentos da embarcação são chamados de conveses. O convés mais alto da embarcação e que é estanque, chama-se Convés Principal. O convés principal é quem “fecha” o casco na parte superior.

O leme é o volante do navio.

Ela revela a nossa limitação e fragilidade, mas também pode nos ensinar lições preciosas. é nos violentos temporais que podemos alcançar as revelações mais profundas sobre o poder e o amor divinos. As tempestades não vêm para nos derrotar, e sim para nos fortalecer.

Porque os ventos nos perturbam e os ventos contrários se transformam em fantasmas e fantasias dentro de nós, de modo que o medo, o pavor, a inquietação e o excesso de preocupação tomam conta de nós. E mesmo quando a mão de Deus vem nos socorrer, até ela nos apavora; até das mãos de Deus temos medo.

Na 1ª tempestade, Jesus estava dentro do barco, mas fora dos corações de seus discípulos. Na 2ª tempestade, Jesus estava fora do barco, mas depois entrou também nos corações de seus discípulos. Jesus acalmou tempestades de dentro e fora do barco para mostrar que não há limites para seu poder.

Como vimos até aqui, a quilha é uma peça da embarcação que fortalece a estrutura do barco. Essa peça vai da proa à popa e fica na parte inferior do barco. Na quilha é fixada as peças curvas que servirão de estrutura para as tábuas do costado.