O que é a política de cercamento?

Perguntado por: aalvim8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Uma dessas medidas ficou conhecida como Leis dos Cercamentos, que consistia na expulsão de camponeses de suas terras para que elas fossem transformadas em pastos e, assim, ampliar a criação de ovelhas realizada pela burguesia inglesa.

Política dos cercamentos de terrasfoi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas.

Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola. A Revolução Industrial transformou o mundo após seu desenvolvimento na Inglaterra, principalmente a partir do século XVIII.

Uma dessas medidas ficou conhecida como Leis dos Cercamentos, que consistia na expulsão de camponeses de suas terras para que elas fossem transformadas em pastos e, assim, ampliar a criação de ovelhas realizada pela burguesia inglesa.

Os cercamentos foi um dos impulsos da passagem do sistema feudal para o sistema capitalista. Na politica de cercamentos foram cercadas as terras rurais que pertenciam à camponeses para a produção da lã (favorecendo a indústria textil, que teve grande destaque durante a primeira revolução industrial, na Inglaterra).

Foi no governo de Elizabeth também que ocorreu o chamado "cercamento". As terras passaram a ser utilizadas como pasto para ovelhas, de onde se obtinha a lã, matéria-prima para a manufatura de tecidos. Os camponeses expulsos das terras migraram para as cidades, num movimento que está na origem da Revolução Industrial.

Os cercamentos resultaram na expulsão dos camponeses de suas terras, uma vez que essas estavam sendo transformadas em pasto e esses não tinham mais como sobreviver no campo. Assim, os camponeses eram obrigados a irem para o único lugar onde poderiam obter um sustento: as cidades.

Um dos efeitos da lei dos cercamentos na Inglaterra foi a mobilização de uma grande massa de camponeses em direção aos centros industriais. Isso acabou por formar o contingente de pessoas que se transformaria na classe operária inglesa, que foi decisiva para o desenvolvimento da indústria.

RESPOSTA: Os cercamentos transformaram as terras comunais em propriedades privadas, contribuindo para a modernização da agricultura e o aumento da produção. Além disso, houve o aumento da criação de ovelhas, que forneciam lã para a nascente indústria têxtil.

Com os cercamentos, os camponeses foram expulsos de suas terras para a produção agropecuária, sendo obrigados a se deslocarem para as cidades. Com isso, houve um crescimento urbano vertiginoso no Reino Unido, aliado ao processo de industrialização. Mas as condições de vida e trabalho eram péssimas.

Seus principais efeitos sociais e políticos foram o fortalecimento do modelo capitalista de produção e a organização de uma nova classe social, o proletariado, com rápido desenvolvimento industrial no país.

O movimento promovido pela Lei do Cercamento era acusado de expulsar os camponeses de suas terras e de causar grande desemprego. A propósito disso, segundo Hobsbawn, é justamente a classe representada pelos camponeses e dos pequenos proprietários marginais, que mais foi prejudicada.

Saiba mais a seguir!

  • Revolução Industrial. Relacionado: Internet Industrial: o que é e como pode mudar sua empresa? ...
  • Revolução Industrial. Após a primeira revolução industrial, a tecnologia começou a se desenvolver em um ritmo acelerado. ...
  • Revolução Industrial. ...
  • Revolução Industrial: a Indústria 4.0.

Resposta. Resposta: Provocou um grande inchaço populacional na área urbana, ou seja, um êxodo rural, e essa população perdeu tudo quando fora para as cidades sem experiência e muitos acabavam em fábricas em que os trabalhos eram pesados e desumanos.

O Ato de Navegação foi uma lei elaborada pela Inglaterra no ano de 1651, sancionada por Oliver Cromwell (líder do governo que derrubou a monarquia em 1649) com o objetivo de terminar com a concorrência do transporte marítimo da Holanda e impulsionar o inglês.

O cercamento dos campos foi um projeto desenrolado entre os séculos XII e XVII na Inglaterra, cujas ações consistiam na retirada dos antigos camponeses habitantes das terras públicas ou comunais em prol da privatização que beneficiaria os grandes agricultores.

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.

O estopim para que o Parlamento se voltasse contra o rei foi o nascimento de seu filho, Jaime Eduardo. O nascimento do herdeiro do rei tornava eminente o risco de que o poder na Inglaterra fosse perpetuado em uma dinastia católica. Desse modo, o Parlamento resolveu agir e começou a conspirar pela derrubada do rei.