O que é a plataforma continental e qual é a sua importância econômica?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em termos simples, a Plataforma Continental é compreendida como a área que cobre o leito e o fundo mar. Economicamente falando, as Plataformas Continentais são responsáveis pelo atracamento de grandes navios cargueiros que levam mercadorias e commodities agrícolas para vários países do mundo.

Resposta: Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental.

A maior plataforma continental conhecida é a Plataforma siberiana no Oceano ártico, ela se estende por 1 500 km (quilômetros) de largura. O Mar da China meridional apresenta outra extensa área de plataforma continental, a Plataforma Sunda, que une Bornéu, Sumatra e Java ao continente asiático.

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma possui uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, até atingir as bacias oceânicas.

A plataforma continental tem origem na costa e termina num declive pronunciado denominado barreira continental. Depois dessa barreira, vêm os fundos marinhos a que se lhes dá o nome de talude continental ou oceânico. Segue-se depois a elevação continental, que se une com os fundos oceânicos na planície abissal.

É de grande importância econômica, pois nessa porção do relevo submarino é obtida a maioria dos recursos minerais (petróleo), além de ser realizada a maior parte das atividades pesqueiras. No quesito ambiental, é nessa área que ocorre a fotossíntese e o crescimento do plâncton, que é imprescindível na cadeia alimentar.

No caso da plataforma continental brasileira, figuram, entre os recursos de maior relevância socioeconômica, bens minerais como ouro, diamante, enxofre, potássio, areia, calcário, cascalhos, carvão, hidratos de gás e sulfetos polimetálicos.

A área de abrangência de todas essas áreas é chamada de plataforma continental. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O mar territorial corresponde a uma faixa marítima de 12 milhas náuticas para além do limite continental do país.

No mar estão as reservas do pré-sal e dele retiramos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzido no País. Por nossas rotas marítimas, escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.

Resposta: As plataformas continentais são uma camada de terra que encontram-se nas regiões litorais. A relação dessas plataformas continentais com a exploração de combustíveis fósseis é que a partir delas encontram-se cerca de 25% das reservas de petróleo e gás, facilitando a extração em função da profundidade "rasa".

A Organização das Nações Unidas (ONU) deu sinal verde para o País incorporar, para além das 200 milhas náuticas, mais 712 mil quilômetros quadrados de extensão da chamada plataforma continental.

Essas características geológicas serviram de base para determinar que nossa plataforma continental, na região Sul, se estende para além das 200 milhas náuticas – limite vigente anteriormente – e chega quase na sua totalidade a 350 milhas para além da linha da costa.

Plataforma continental está relacionado à faixa de terra submersa existente em todo o litoral de qualquer continente. Ela apresenta extensão que varia entre 70 a 90 km, com profundidade média de 200 metros até atingir as baias oceânicas.

Por ser a parte do oceano mais próxima da costa, de onde se tira a maior parcela da pesca, e onde há a maior pressão da navegação, exploração mineral, e disposição de resíduos, é a parte onde chegam mais rapidamente as consequências da nossa ação.

A margem continental compreende o prolongamento submerso da massa terrestre do Estado costeiro e é constituída pelo leito e subsolo da plataforma continental, pelo talude e pela elevação continental. Não compreende nem os grandes fundos oceânicos, com suas cristas oceânicas, nem o seu subsolo.”

Amazônia Azul é a denominação do território marítimo brasileiro, que possui hoje aproximadamente de 3,6 milhões de km² referentes à soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com a Plataforma Continental (PC) do Brasil.