O que é a placenta posterior?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Placenta posterior: significa que ela está fixada na parte de trás do útero, ou seja, mais próxima da coluna. Placenta anterior: significa que ela está fixada na parte da frente do útero, ou seja, mais próxima do umbigo. Placenta baixa: significa que ela está próxima do colo uterino, ou seja, do canal de parto.

Normalmente, a placenta está localizada na parte superior do útero, firmemente fixada à parede do útero até após o nascimento do bebê.

Grau I: comum no terceiro trimestre da gravidez. A placenta começa a apresentar sinais de desgaste, calcificação e textura ondulada. Geralmente se mantem assim até as 28 – 30 semanas.

Na verdade, a placenta não fica fixa em uma localização única durante toda a gravidez. Conforme o útero e a própria placenta crescem, a sua posição costuma mudar.

O grau 0 designa uma placenta homogênea, sem calcificação; o grau I, presença de pequenas calcificações intraplacentárias; o grau II, de calcificações na placa basal; e no grau III observa- se compartimentação da placenta pela presença de calcificação da placa basal à coriônica.

A placenta posterior, assim como a anterior é denominada pela localização da posição de fixação da placenta no útero. Ao contrário da placenta anterior, a posterior é fixada na parede próxima às costas da gestante. Também é possível que a placenta esteja fixada à direita ou esquerda do útero.

Tipos de Placentas

  • As placentas podem variar de acordo com a implantação de sua parte fetal na mucosa uterina. Elas podem ser de dois tipos, indecídua e decídua. ...
  • Placenta Indecídua Difusa. ...
  • Placenta Indecídua Cotiledonária. ...
  • Placentas Decíduas. ...
  • Placenta Decídua Zonária. ...
  • Placenta Decídua Discoide.

Antes de cair, o bebê pode girar, de modo que a parte de trás da cabeça esteja voltada para a frente da barriga, com a cabeça para baixo. Então, o bebê pode cair na pélvis. Quando o bebê se instala na pélvis, os médicos descrevem-no como envolvido. Isso significa que está pronto para o nascimento.

Ao respirar melhor e deixar seu sangue fluir melhor, você se sente mais confortável e coopera ainda mais para o desenvolvimento do seu bebê. Mas atenção: isso não significa que se você deitar do lado direito vai causar danos ao bebê. A orientação é de apenas alternar os lados.

Trata-se de uma anomalia genética que pode surgir nas mulheres a partir da fecundação. A “mola” é, então, uma má formação do tecido placentário no princípio de uma gravidez em que o embrião não se desenvolveu normalmente.

Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos. Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.

Resultados: a placenta grau 0 foi mais comum até 31 semanas, o grau I apresentou maior freqüência após a 32a semana e o grau II não foi observado antes da 32ª semana. A placenta grau III foi mais freqüente a partir da 36a semana. A espessura placentária aumentou significativamente com a gestação.

Posição cefálica com dorso à direita significa que o bebê está de cabeça para baixo e as suas costas estão posicionadas à direita da bacia da mãe.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Após o parto, os hospitais tratam a placenta como um resíduo e, por isso, é incinerada.

O descolamento de placenta pode ser provocado por: Traumatismo abdominal. Existência de um cordão umbilical curto. Polihidrâmnios (excesso de líquido amniótico)

Grau III significa que a placenta atingiu o nível máximo de amadurecimento. Não precisa fazer cesárea por isso, apenas quando há indicação apropriada.

O envelhecimento da placenta ocorre então, quando ela atinge graus maiores antes do momento esperado, causando problemas como o parto prematuro e a falta de distribuição de nutrientes e oxigênio para o bebê. O envelhecimento da placenta é algo perigoso, mas que pode ser evitado na maioria das vezes.

Placenta prévia marginal (uma parte da placenta chega a encostar na abertura do colo do útero, mas não obstrui a saída); Placenta prévia parcial (a placenta cobre parcialmente a saída do útero); Placenta prévia total (a placenta cobre totalmente a saída do útero).

A placenta baixa pode se firmar inicialmente abaixo mas com o passar da gestação e com o crescimento do útero ela sobe e se localiza corretamente. Se até a 20ª semana a placenta ainda apresentar parcialmente prévia ainda há tempo para que ela suba e se localize corretamente.

Grávidas com placenta prévia não podem ter relação sexual e nem fazer exercício físico”, alerta Paulo Noronha. Isso porque, segundo o médico, o esforço pode causar o descolamento e, consequentemente, a hemorragia. Quando há sangramento intenso, a indicação pode ser de internação e transfusão de sangue.