O que é a pedra do isqueiro?

Perguntado por: idias . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

As 'pedras' de isqueiro possuem uma liga metálica específica, contendo um material chamado mischmetal que é misturado com uma certa quantidade de ferro, o que permite a formação uma grande quantidade de faíscas quando atritada. Perceba como boa parte dos constituintes são do início do grupo dos lantanóides.

Troque a pedra de um isqueiro descartável.
Ela é preta e muito pequena, com aproximadamente 6,5 mm. Para trocá-la, você terá que remover o protetor de chama (a peça de metal) e a roda dentada, desencaixando-a primeiro de um lado, depois do outro.

Hoje em dia, quase todos modelo de isqueiro utiliza butano, seja liquido ou em forma de gás pressurizado.

Um Isqueiro BIC pode acender cerca de três mil vezes.

E como criar a faísca? Aqui é preciso entender que faísca nada mais é do que uma descarga elétrica que produz calor e luz. Ela acontece quando uma carga elétrica passa de um objeto para outro. No sistema de ignição, a faísca acontece nas velas, que estão colocadas para queimar o combustível do motor de combustão.

A origem da palavra "isqueiro"
A palavra isqueiro originariamente significa sacola para levar iscas. O nome passou às caixinhas de chifre, usadas no Nordeste brasileiro, para guardar mechas de algodão que se inflamavam com faíscas produzidas pela pancada de certas pedras.

A capa de metal tem furinhos na lateral para o ar ter rumo vertical, estabilizando a chama. Como o ar quente é mais leve e volátil, os furos o “filtram” do ar frio. Se o vento for forte demais, o gás se dissipa no ar antes de haver concentração suficiente para a chama surgir.

A inspiração para a criação do isqueiro foram as espingardas usadas no século XIX, que possuíam um sistema de fricção, além de mecha embebida em combustível. Este é um sistema utilizado até hoje pela famosa marca de isqueiros, Zippo.

Os isqueiros Zippo são colecionáveis e, ao contrário dos demais, são recarregados com fluído líquido para isqueiros. São retangulares e têm uma tampa dotada de uma dobradiça que o faz abrir e fechar.

Isqueiros. Podem desde que sejam de fluído ou gás líquido e não tenham mais de 8cm de comprimento. Um ponto importante é que eles devem ser levados junto ao corpo do passageiro, e não na bagagem. E só pode um isqueiro por passageiro.

A forma correta de escrita da palavra é isqueiro, com i. A palavra esqueiro existe no português falado em Portugal, mas tem um uso muito reduzido. Não é utilizada no Brasil.

lighter {subst.}

Não deixe o isqueiro aceso por mais de 30 segundos. Solte o disparador assim que acender o objeto que tem em mãos (como um cigarro), pois o protetor de metal vai ficar quente em pouco tempo e pode ser perigoso. Para estender a vida útil do isqueiro, não deixe a chama acesa por mais tempo que o necessário.

lâmpada de Döbereiner

Em 1823, há quase dois séculos, o químico alemão Johann Döbereiner inventava um dos primeiros isqueiros, que ficou conhecido como a lâmpada de Döbereiner. Havia um gás no interior, uma reação química, um catalisador de metal de platina, e tudo resultava numa grande quantidade de calor e luz.

Artigo 1.º - Fica proibida a comercialização de isqueiros que utilizem gás combustível, bem como, suas recargas, para menores de 18 (dezoito) anos. Artigo 2.º - Não será permitida a venda desses produtos nas escolas de 1.º e 2.º graus. IV - intervenção administrativa.