O que é à passarinha de boi?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 6 votos

Passarinha é o nome popular de um prato feito com o baço do boi tradicional das terras praianas de Salvador, Bahia. Geralmente o baço é bem temperado e frito no azeite de dendê e acompanha farofa, salada, vinagrete e a pimenta, é claro.

O baço é um órgão importante do sistema linfático dos bovinos e outros animais, localizado na região abdominal, atrás do estômago. Ele tem a função principal de filtrar e armazenar as células do sangue, como as células vermelhas e brancas, assim como o plasma.

baço

Passarinha é o nome popular de um prato feito com o baço do boi tradicional das terras praianas de Salvador, Bahia. Geralmente o baço é bem temperado e frito no azeite de dendê e acompanha farofa, salada, vinagrete e a pimenta, é claro.

ERRA QUEM ASSOCIA O TERMO a uma ave: esse é, na verdade, o nome popular para o baço bovino. Como outras vísceras, a passarinha é um alimento nutricionalmente rico. Contém proteínas de alto valor biológico, ferro e vitaminas.

alcatra

A picanha costuma agradar o paladar dos apreciadores de boa carne. Localizada ao lado do contrafilé (região mais macia do boi), a picanha é parte da alcatra, de onde se retiram também o miolo da alcatra e a maminha. Bastante marmorizada, sua famosa capa de gordura garante sabor acentuado ao corte.

Ele se situa dentro do peritônio em todos os animais domésticos, com exceção dos ruminantes, onde metade do baço se prolonga para a zona de fixação retroperitoneal entre o diafragma e o saco dorsal do rúmen.

O corte de carne passarinha, também conhecido como baço, é uma porção suculenta e saborosa que pode ser encontrada na região próxima à costela do animal.

De um boi se aproveita tudo, até mesmo o berro. Isso parece piada mas não é; pois o som emitido pelo bovino é sim utilizado em gravações musicais de filmes e novelas, bem como para animar festas de peão Brasil afora.

Nos adultos, a porção de fígado deve ser entre 100 a 250 g por semana, que pode ser dividida em 1 a 2 porções por semana. No caso das crianças, a forma mais segura de consumir fígado é 1 vez por semana, no máximo.

Em caso de retirada do baço é o fígado que irá desenvolver o papel de filtrar e combater algumas infecções, porém existe o risco de ter infecções causadas por Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae.

ver com ave, ela na verdade é o baço do boi.

Baço de porco e, por extensão, de qualquer outro animal.

Fígado, coração, rim, bucho e tripas (dobradinha), moela e língua são mais triviais, mas ainda podem ser encontrados em açougues o cérebro, os pulmões, o rabo e os testículos.

A capa do filé e o coxão duro por exemplo, são preparadas no espeto em medalhões e servidas como picanha em alguns restaurantes mal-intencionados. Da alcatra é feita a picanha falsa com o formato triangular muito parecido com o da verdadeira.