O que é a paralaxe cognitiva?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O fenômeno da paralaxe cognitiva ocorre quando pessoas aderem a entendimentos diferentes de situações comuns, transformando suas perceptivas em diferentes realidades, como se uma pós verdade fosse criada a respeito de eventos e fatos.

Isso é paralaxe: o deslocamento aparente de um objeto por conta da mudança do ponto de vista do observador. "Quando você tapa um dos olhos, tem a impressão de que o objeto está em um lugar diferente, mais à esquerda ou mais à direita.

Uma boa dica para evitar o erro de paralaxe na utilização de um manifold ou qualquer equipamento analógico é sempre que for fazer uma leitura, olhar os ponteiros em uma posição vertical, bem centralizado em um de seus olhos.

Na fotografia, o erro de paralaxe é comum em câmeras compactas. Como o visor por onde o fotógrafo vê a imagem fica ao lado da lente por onde a imagem será captada, existe um ângulo diferente de visão. Esse erro causa então um desvio de enquadramento para o lado contrário do visor.

O resultado da paralaxe é obtido através da divisão da unidade astronômica, que corresponde à distância média da Terra ao Sol, pela distância até a estrela desejada. O valor encontrado é multiplicado por 180 e pelo resultado da divisão de 3600 por PI. O resultado dessa conta é dado em arcseg.

Para entendermos melhor a paralaxe, façamos a seguinte experiência: primeiramente levante o dedo indicador, estique o braço. Com um olho fechado observe o seu dedo e veja o fundo atrás dele. Sem movimentar o dedo, feche o olho que estava aberto e abra o outro. Perceba que seu dedo se deslocou em relação ao fundo.

A paralaxe diurna é a oscilação da posição do astro como consequência da rotação da Terra (paralaxe diurna da Lua, em média 57"; paralaxe diurna do sol, 8,8"; no caso das estrelas, este valor é muito pequeno). A paralaxe anual é devida ao movimento de translação da Terra em torno do Sol.

A paralaxe heliocêntrica (paralaxe anual) é definida com o deslocamento aparente sofrido pelo objeto quando observado de dois pontos separados por uma distância igual ao raio da órbita da Terra (1 UA). É utilizada para medir as distâncias das estrelas mais próximas.

De forma mais simplificada, o ajuste de parallax das lunetas tem como principal função manter o retículo no ponto visado mesmo que o atirador mova a cabeça durante a visada ou altere ligeiramente a posição de um tiro para o outro, garantindo agrupamentos melhores.

Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (Figura 4). Paralaxe é um fenômeno que ocorre através da observação errada do valor na escala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão.

Erro de Inclinação
Visa-se um ponto bem nítido na parte superior e com a alidade fixa imprime-se um giro da luneta e visando a parte inferior marca-se um segundo ponto.

ERRO POR PRESSÃO DE MEDIÇÃO
Origina-se no jogo do cursor com o objeto medido. Pode ocorrer uma inclinação do cursor em relação à régua, o que altera a medida.

Além da falta de habilidade do operador, outros fatores podem provocar erros de leitura no paquímetro, como, por exemplo, a paralaxe e a pressão de medição.

Erros sistemáticos: são aqueles que ocorrem em todas as medidas sempre na mesma direção e possui sempre o mesmo valor. Eles surgem em decorrência de problemas de calibração do instrumento de medida. Podem ser reduzidos se realizarmos as medições com um número grande de instrumentos semelhantes.

Um pixel é a menor unidade que compõe uma imagem, seja de uma foto ou um frame (quadro) de um vídeo, e está presente em filmes, animações e capturas fotográficas, assim como nas telas de TVs, monitores, smartphones e sensores de câmeras. Na fotografia, os pixels são pedacinhos pequenos que servem para formar a imagem.