O que é a palavra Nirvana?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Nirvana é uma palavra do contexto do budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por "extinção" no sentido de “cessação do sofrimento”.

O Nirvana é alcançado quando o equívoco da existência do caminho do eu, e de todas as coisas, é interrompido de forma permanente.

Sidarta foi um ser humano que atingiu o ápice da evolução espiritual ao atingir o nirvana. Ao chegar a esse ponto ele satisfaz completamente seus interesses e se habilita a ajudar os outros para que aprendam o mesmo caminho.

O Budismo, de forma geral, é uma religião que não possui em seu imaginário religioso o conceito de monoteísmo, sendo, por causa disso, equivocadamente interpretado pelos estudiosos ocidentais como uma crença ateísta.

Segundo a conceção budista, a libertação pode obter-se na Terra, em vida (nirvana) e além da morte física do corpo uma vez alcançado o primeiro parinirvana. São duas fases de um mesmo processo, uma provisória e outra definitiva, sendo necessária sempre a passagem pela primeira para alcançar, depois da morte, a segunda.

Superado o desejo, vai-se a sofrência. 99% dos próprios budistas não atingiram a platitude do nirvana, alcançada por Sidarta Gautama, seu fundador, depois de 6 anos de meditação.

flor de lótus

Para o budismo, a flor de lótus representa o ser humano, que tem suas raízes em sofrimentos e insatisfações (caule), mas que pode alcançar a iluminação (a flor).

O Budismo também acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações. Por isso o indivíduo deve ser bom a todos os seres, já que em outra vida pode-se experienciar aquela forma. Este ciclo de reencarnação é chamado de Samsara.

- A figueira de Bodhgaya, considerada sagrada por milhões de budistas, que acreditam que em sua sombra Buda alcançou a "iluminação" e o "nirvana", sofre de uma rara doença, informou hoje uma equipe científica.

O Buda descobriu que são a ganância e o desejo, a sede insaciável por objetos de satisfação sensual e a tentativa de encontrar a felicidade nas coisas do mundo, que são impermanentes.

Dalai Lama

Sua Santidade Tenzin Gyatso é o atual Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano (e, no caso, também o líder do Governo Tibetano no Exílio).

"O carma é algo tão simples quanto a lei de causa e efeito: existe uma causa, ela produz um efeito que, por sua vez, se torna a causa de outro efeito." E essa cadeia contínua de causas e efeitos é o que constitui "a existência do universo e do ser humano".

O que é Nirvana? O termo é originado do sânscrito e significa “extinção do sofrimento”. É um estado de espírito em que o indivíduo sente plena realização e felicidade mesmo diante das adversidades em sua vida. É o desapego do mau carma e o sentimento em sua essência do que é estar e ser plenamente feliz.

O grupo finalmente estabeleceu-se como Nirvana, que Cobain disse que foi escolhido porque "eu queria um nome que fosse uma espécie de bonito ou agradável e bonito em vez de um nome punk rock mesquinho, obsceno como Angry Samoans".

grunge

O Nirvana foi uma das maiores bandas de todos os tempos. Apesar de seu fim, com a morte do vocalista Kurt Cobain, ainda hoje o grupo é lembrado como uma das referências de uma vertente do rock, o estilo grunge. Tanto que, em 2020, os ex-integrantes, a pedido dos fãs, resolveram se juntar e fazer um show beneficente.

Buda significa iluminado em sânscrito, antiga língua sagrada da Índia.

Páli Tripitakan

Páli Tripitakan: é conhecido como o principal Texto Sagrado budista, que significa o “Cesto Triplo” ou “Os Três Cestos da Sabedoria”. Conta a vida de Buda, o “Iluminado”, o príncipe Sidharta Gautama, e reúne seus sermões.

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.