O que é a palavra handebol significa?

Perguntado por: olancastre8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O handebol (ou andebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos. Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”. A bola do handebol é feita de couro e para as equipes masculinas ela possui um diâmetro maior.

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.

handball {substantivo}
handebol {m.} [Bras.] mão na bola {f.}

Criado na Alemanha em 1919, o handebol, também conhecido com andebol, é uma modalidade esportiva, onde duas equipes se enfrentam com o objetivo de marcar gols arremessando a bola com as mãos. O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919.

O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o segundo é praticado com as mãos. Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. São necessárias duas equipes de sete jogadores, sendo um o goleiro. O goleiro é o único jogador que pode encostar o pé na bola.

É considerado um esporte de invasão, pois os participantes devem levar a bola usando os pés até a quadra adversária e inseri-la no gol. Para isso, usam técnicas como drible, chute, condução e passe. O handebol foi criado na Alemanha em 1919 e em sua origem era jogado em gramados, hoje é executado em quadras fechadas.

Handebol é uma modalidade esportiva, jogada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. O grande diferencial é o uso das mãos para a prática do esporte.

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

O Handebol foi introduzido no Brasil após 1930 quando um grande número de imigrantes alemães veio ao Brasil por conseqüência da primeira guerra mundial, dirigindo-se aos os estados do sul e sudeste do país, principalmente o Estado de São Paulo por causa da semelhança climática.

O handebol contribui para o desenvolvimento motor, nas capacidades coordenativas, na percepção e conhecimento do próprio corpo, a percepção e estruturação espacial. Este esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.

O objetivo do handebol é fazer pontos no gol adversário, através de arremessos realizados com as mãos, para atingir esse objetivo é necessário trocar passes entre os companheiros do time e ao mesmo tempo impedir que o mesmo aconteça no time adversário.

Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos Berlim 1936.

Handebol é um esporte coletivo, praticado em quadras de salão ou na areia, jogado entre duas equipes, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos.