O que é a palavra generosa?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

adjetivo Que é capaz de deixar de lado os seus próprios interesses para ajudar uma outra pessoa; que tem bons sentimentos; de bom caráter. Próprio da pessoa que age ou pensa sem interesses próprios. Abundante; em quantidade excessiva. Perdulário; que oferece muito dinheiro a: é rico, mas generoso.

A pessoa generosa é sensível às necessidades alheias e, por sua natureza, busca ajudar o outro de forma pura, ou seja, por desejar seu bem, e sem a intenção de recompensa futura. No entanto, muitas pessoas podem abusar da sua generosidade e da sua disponibilidade em ajudar, concentrando essa ajuda apenas em prol de si.

41 sinônimos de generoso para 7 sentidos da palavra generoso: Que é dadivoso e liberal: 1 dadivoso, liberal, magnânimo, largo, longânime, benevolente, bondoso, bom, pródigo, magnificente, munificente, munífico.

A generosidade promove e frutifica atos de bondade da parte do Senhor e de pessoas (usadas por Ele). Provérbios 11:25 também diz que aquele que "dá alívio aos outros, alívio receberá." Aja com misericórdia e, quando menos esperar, receberá também misericórdia e conforto em sua vida.

Provérbios 22:9 NVI
Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.

A generosidade é definida pela Universidade de Notre Dame como “a virtude de dar coisas boas aos outros de forma espontânea e plena.” Não em dar presentes, mas em ajudar outras pessoas, seja compartilhando tempo, energia, recursos materiais e conexões sociais.

A generosidade produz dentro de nós a sensação de que somos capazes de fazer a diferença no mundo, de que estamos atendendo ativamente às necessidades das pessoas ao nosso redor e de que estamos transformando nossa comunidade em um lugar mais saudável.

A generosidade é essencial à formação de um ser humano íntegro, nobre, que sabe conviver em equilíbrio com aqueles que o rodeiam. A generosidade é uma virtude que temos praticado pouco e menos ainda, ensinado.

Que é dotado de caráter e sentimentos nobres, mostrando-se capaz de sacrificar um bem que lhe é precioso para ajudar alguém (alma generosa); DIGNO; ELEVADO; SUBLIME [ Antôn.: baixo, indigno, sórdido. ]

Charles Francis Feeney tem o objetivo de doar toda a sua riqueza, daí ser considerado a pessoa mais generosa do mundo por muitos. Apesar da sua riqueza estar avaliada em cerca de 2 milhões de dólares, as suas doações já ultrapassam os 6,3 biliões de dólares.

Um colaborador generoso é aquele disposto a ajudar aos demais, principalmente aos sobrecarregados, comemora as conquistas alheias, sabe ouvir com atenção, é honesto sobre as suas limitações e busca viver em harmonia com os seus pares, sempre pautado pela ética e pelo respeito às diferenças entre as pessoas.

Bondade é um sentimento de preocupação, simpatia e cuidado com outra pessoa, ou consigo mesmo. Atos de generosidade podem ser considerados bondosos. No entanto, é possível ter uma atitude bondosa e não ser generoso, ou ser generoso e não tratar as pessoas com bondade.

Caridade é uma forma de distribuição, ou seja, você dá o que sobra, o que não lhe fará falta e nem lhe deixará um pouco chateado, aliás, te deixará feliz, pois será uma troca. Generosidade é uma forma de compartilhar o que você tem e que ainda quer, é ser gentil e permanecer na confiança de que nada lhe faltará.

generoso (adjetivo) -

Generosidade é a qualidade do espírito. Quando você se sente generoso, sua vida torna-se abundante, repleta de compaixão e amor.

Provérbios 11:25 O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá. O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado.

SERPENTE: A serpente representa a análise, ciúmes, generosidade e inteligência.

A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende. O que cedo busca o bem, busca favor, mas o que procura o mal, esse lhe sobrevirá.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Lembrai-vos: “aquele que pouco semeia, igualmente, colherá pouco, mas aquele que semeia com generosidade, da mesma forma colherá com fartura”.