O que é a palavra colonato?

Perguntado por: imota7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Entre os romanos, método de exploração da terra e tipo de relação social de produção, em que o colono e sua família ficavam ligados perpetuamente à terra que cultivavam. (Considerado uma das formas da transição do escravismo antigo à servidão feudal.).

1. Indivíduo que faz parte de uma colónia . 2. Cultivador.

Durante os séculos I a III, no Império Romano, os colonos eram os arrendatários (pequenos agricultores) que praticavam a agricultura em grandes propriedades, especialmente nos domínios imperiais. Esse termo também era utilizado para designar os arrendatários que atuaram na civilização helenística na Ásia Menor e Egito.

Pelo comitatus , os senhores da terra, unidos pelos laços de vassalagem, comprometiam-se a ser fiéis e a honrar uns aos outros. No colonato, o proprietário de terras dava proteção e trabalho aos colonos que, em troca, entregavam ao senhor parte de sua produção.

Sistema de Colonato
Assim, o imigrante não vinha endividado. Também recebiam uma remuneração mensal ou anual, podiam plantar alimentos para sua subsistência e estavam livres para deixar a propriedade. Este sistema era mais atrativo para os imigrantes e muitas colônias puderam prosperar.

O feudalismo foi um modelo econômico e social, baseado na terra e na relação de fidelidade entre homens, que durou ao longo de toda a Idade Média. A origem do feudalismo está no final do Império Romano, quando surgiram os colonatos — terras onde os romanos buscavam abrigo e, em troca, trabalhavam para os seus donos.

Na era colonial, colono era aquele que se fixava em uma colônia. Contudo, seus objetivos eram colonizar terras não descobertas. Ou seja, Colonos eram povos fixados em colônias em busca de terras ainda não descobertas para explorar.

Do final do século XIX até meados do século XX, o colonato foi o sistema que predominou na organização do trabalho nas áreas cafeeiras do Sudeste brasileiro. Tal sistema não teve uma história ou trajetória única nas fazendas em que foi adotado.

1 Ato ou efeito de colonizar; estabelecimento de colônia, povoamento por colônia. 2 Estado ou situação de colonizado. 3 Econ , Polít Processo de exploração de colônias ou de territórios colonizados.

Na Região Sul do Brasil, colono é o trabalhador dos núcleos coloniais estabelecidos pelo governo no século XIX, visando a introdução de imigrantes, os quais recebiam um pequeno lote para cultivar, podendo trabalhar também nas fazendas ao redor.

Colonização é o processo pelo qual os seres humanos ocuparam novos territórios pelo mundo. Uma colonização pode ter como objetivo a habitação ou a exploração de recursos. O período da colonização na Idade Moderna se inicia no final do século XIV, com o crescimento econômico de países europeus e asiáticos.

Os povos que colonizaram o Brasil foram os portugueses, holandeses, alemães e italianos. O destaque é dos portugueses, os primeiros europeus a descobrirem as terras tupiniquins.

Odoacro

Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

Os primeiros grupos de colonos chamados de peregrinos chegaram à região de Plymouth em 1620. Os colonos passaram a se estabelecer na região denominada Massachusetts, considerada mais liberal. Na região, os colonos dominaram os nativos e, com eles, aprenderam a dominar a caça, a pesca e a agricultura.