O que é a ortodoxia bíblica?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Este termo é normalmente associado à uma doutrina cristã, que é caracterizada por seguir rigorosamente todas as normas tradicionais da igreja.

Ortodoxo é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios ou novas ideias. É aquele que está em conformidade com os princípios tradicionais de qualquer doutrina.

Assim como os católicos, os cristãos ortodoxos se baseiam na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo, mas diferem da Igreja Católica quanto a ritos e doutrinas. Os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa (seguem os patriarcas), e sua liturgia é mais longa e mais rebuscada.

A Igreja Ortodoxa professa a Doutrina autêntica de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal e qual nos foi revelada e exercida pelos Apóstolos no primeiro século da era cristã, na Palestina e nas cidades de Jerusalém, Damasco e Antioquia.

Os cristãos ortodoxos acreditam num único Deus que é ao mesmo tempo três e um (triuno): o Pai, o Filho e o Espírito Santo, "um em essência e indivisível". A Santíssima Trindade consiste de três pessoas divinas distintas (hypostases), que partilham uma única essência divina (ousia) - sem criador, imaterial e eterna.

E, como os ortodoxos não reconhecem o papa, eles têm como chefe espiritual o Patriarca de Constantinopla, que tem uma autoridade bem menor do que o do bispo de Roma.

Originalmente chamado Vladimir Mikhailovich Gundyayev, ele nasceu em novembro de 1946, em Leningrado, atual São Petersburgo, e desde 1° de fevereiro de 2009 se chama Cirilo I.

O Cisma foi o resultado de um constante distanciamento entre as práticas cristãs efetuadas pelas duas vertentes do catolicismo, além de representar uma disputa pelo poder político e econômico na região mediterrânica.

Lista de igrejas ortodoxas no Brasil

  • 1 Igreja Ortodoxa Russa. 1.1 Eparquia da Argentina e América do Sul.
  • 2 Igreja Ortodoxa Russa no Exterior. 2.1 Diocese de Caracas e América do Sul.
  • 3 Igreja Ortodoxa de Antioquia. ...
  • 4 Igreja Ortodoxa Polonesa. ...
  • 5 Igreja Ortodoxa Sérvia. ...
  • 6 Igreja Ortodoxa de Constantinopla. ...
  • 8 Ligações Externas.

Com cerca de 120 milhões de fiéis, a Igreja Ortodoxa Russa é a maior das Igrejas Ortodoxas calcedonianas autocéfalas – há cerca de 300 milhões de ortodoxos no mundo. Existem hoje 14 dessas Igrejas, cada uma delas liderada por um patriarca ou arcebispo.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

No Cristianismo Ortodoxo, a Divina Liturgia (a Santa Missa) dura ao menos uma hora e meia. Se ainda é precedida de algum outro ofício, dura duas horas e meia. Dá-se o caso em que diversos ofícios com a Divina Liturgia durem também 12-13 horas, tendo início à tarde e terminando na manhã seguinte.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). A Igreja Católica reverencia Maria, a mãe de Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele.

Diante do cenário de desentendimento, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas. Essa segregação deu origem à Igreja Ortodoxa, também conhecida como Igreja Católica do Oriente.

Segundo a doutrina ortodoxa (palavra derivada do grego que significa louvor ou ensinamento correto), o Espírito Santo procede do Pai, que gerou o Filho, e não do Pai e do Filho, como ensina a teologia católica.

A maior autoridade na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, desde a sua fundação até os dias atuais. Ele é integrado por todos os patriarcas que lideram as igrejas autocéfalas e pelos arcebispos-primazes das igrejas independentes, que se unem quando são convocados pelo Patriarca de Constantinopla.

Em geral, a faixa salarial de um padre pode variar entre R$ 1.961 e R$ 6.450,76, que é o teto salarial.

Páginas na categoria "Santos ortodoxos"

  • Aleixo de Roma.
  • Alexis Toth.
  • Ana, a Profetisa.
  • André I de Vladimir.
  • Antônio de Kiev.
  • Aquiles de Lárissa.
  • Atanásio III de Constantinopla.

A lei canônica Ortodoxa pode permitir um segundo e até mesmo um terceiro casamento em “economia”, mas proíbe estritamente um quarto.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.