O que é a observação na psicologia?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A observação é a ação de olhar com atenção os fenômenos para os descrever, estudar, ex- plicar. O processo de observação começa pelo olhar e requer um ato de atenção que amplia ou tem seu foco na percepção de alguns ob- jetos ou aspectos desses objetos.

A observação é uma destas ferramentas. É um método aberto, sem a necessidade de instrumentos físicos e do qual não existe um passo a passo delimitado. Mas, é também a primeira ferramenta que os psicólogos aprendem a utilizar. E, pode ser utilizada em qualquer contexto profissional.

significa identificar dados e acontecimentos que tenham importância no contexto do paciente.” Além do significado de instrumento, a observação também foi considerada como forma de controle, fiscalização, e avaliação do desempenho profissional.

Exemplos de Método Observacional
Sempre se deve ter em mente o que se observar. Por exemplo, o meio ambiente, o comportamento social, documentos, livros, processos ecológicos, eclipse, movimento das células etc. Tais observações devem ser registradas.

A observação é uma qualidade que deve ser desenvolvida por aqueles que desejam adquirir a capacidade da concentração. Devemos, a partir da observação, exercitar nossos sentidos físicos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

O trabalho de observação (job shadowing) é um tipo de treinamento em que um funcionário ou estagiário acompanha e observa outro funcionário executar seu trabalho por um período definido.

c – meios de comunicação e 1. d – níveis de contextualização da linguagem), 2. Compreensão Verbal e 3. Aspectos do Desenvolvimento Cogni- tivo (3.

Posição e observação
Para melhorar a observação é necessário posicionamento adequado. Tente ter uma visão periférica do ambiente ao seu redor. Não fique atrás de pilastras ou de outros objetos que possam interferir na sua vista. Outra dica é se certificar que não existe nada de ameaçador atrás de você.

Observação em pesquisa: os principais tipos e como fazer

  • Observação assistemática.
  • Observação sistemática.
  • Observação participante.
  • Observação não-participante.
  • Observação em laboratório.

Método científico

  • observação;
  • questionamento;
  • construção de hipóteses;
  • experimentação;
  • análise das hipóteses;
  • conclusão.

Segundo Fagundes (1999), “a observação comportamental é importante para psicólogos, modificadores do comportamento e pesquisadores, servindo-lhes como um instrumento de trabalho para obtenção de dados que, entre outras coisas, aumentem sua compreensão a respeito do comportamento sob investigação” (p. 23).

Detalhar o comportamento do paciente, tanto para ver se ele está mentindo, o que ele realmente sente quando toca no principal assunto por estar lá, fazer uma analise do estado temperamental e varias outras. A observação é o principal instrumento para quem quer ser, ou ter conhecimento sobre a psicologia.

A observação participante pode ser conceituada como: O processo no qual um investigador estabelece um relacionamento multilateral e de prazo relativamente longo com uma associação humana na sua situação natural com o propósito de desenvolver um entendimento científico daquele grupo (May, 2001: 177).

A observação também se constitui num meio de avaliação valioso, já que detecta a relação entre os cuidados prestados e as modificações dos padrões das necessidades ou respostas do paciente.

Observação do método: nesta etapa, já com o problema de pesquisa, o pesquisador começa a fazer revisão de literatura sobre o assunto. Ou seja, ele começa a entender o universo do problema, quais foram os estudos já feitos sobre o tema e onde estão as fontes que ele precisa buscar para compreender melhor o problema.

Ao observarmos e imitarmos outros seres é Aprendizagem por observação, como exemplo, uma criança imita um cachorro ao vê-lo latir. A criança aprende que o ''latir'' é o som que o cachorro faz.”

Continuar lendo Como usar observação?