O que é a objetividade científica?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

No campo da ciência, objetividade é a propriedade de teorias científicas de estabelecer afirmações inequívocas que podem ser testadas independentemente dos cientistas que as propuseram. Está diretamente relacionada ao atributo dos experimentos científicos de que deve ser possível reproduzi-los.

Objetividade nas ciências sociais é portanto, uma tentativa de conhecimento ordenado da realidade, que se intenta neutra de julgamentos, que se satisfaz com fragmentos da realidade e que está circunstanciada pelo caráter randômico da realidade social, evitando assim, a noção de correspondência com o real e se mantendo ...

Assim é que, ainda segundo a epistemologia, o conceito de objetividade caracteriza a validade ou não de um conhecimento ou de uma representação relativa a um objeto. Isso equivale dizer que temos como saber se um conhecimento científico é real ou não, bem como, se é verdadeiro o que se conclui a respeito da realidade.

A importância da objetividade para a assertividade engloba a imparcialidade das situações como a verdade absoluta e não a minha verdade, a sua verdade ou a verdade do outro, é a indiferença dos sentimentos e impulsos que nos dominam.

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

O pensamento científico é uma forma de conhecimento que não dá lugar à fantasia, aos preconceitos, enfim, a tudo que não pode ser demonstrado. Neste sentido, um dos focos do raciocínio científico é na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

A racionalidade científica se distingue de outras formas de racionalidade. Ela se sustenta na exigência de provas e no ceticismo sobre elas. Ao contrário das outras racionalidades que aceitam as evidências que confirmam uma preconcepção como provas da sua veracidade, a ciência as questiona.

A formação do conhecimento científico passa, de forma obrigatória, pela compreensão de que a ciência atende a um procedimento metódico cujo objetivo é conhecer, interpretar e intervir na realidade. Isto é, a conhecimento científico é composto principalmente por três elementos: a observação, a experimentação e as leis.

Para compreendermos a “objetividade” do conhecimento de Weber assumimos que a ação humana é dotada de sentido, ou seja, agimos seguindo valores e ideais, nos quais depositamos nossa fé e pelos quais estamos dispostos a lutar2. Por isso as aspas, a ação humana não é objetiva mas subjetiva ao sentido que damos à ela.

A objetividade na sociologia se refere à capacidade do pesquisador de se manter imparcial e neutro em relação aos dados coletados e análises realizadas.

A objetividade científica refere-se à capacidade de julgar sem parcialidade ou influência externa. A objetividade exige que os códigos morais sejam avaliados com base no bem-estar do indivíduo com critérios universais. Objetividade é o conceito de verdade independente da subjetividade individual de uma pessoa.

1 assertividade, decisão, clareza, transparência, firmeza, segurança, posicionamento, autoconfiança, autoestima.

A clareza e a objetividade na comunicação ajudam muito a fomentar um ambiente deste tipo. Equipes que monitoram processos de comunicação, treinam colaboradores e ajustam desvios tendem a ser protagonistas dentro da empresa por meio do uso da inovação na solução de seus problemas.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

Objetividade e subjetividade são palavras antônimas, ou seja, ambas significam o oposto da outra. Enquanto que a subjetividade se refere ao relativo e baseado na interpretação pessoa, a objetividade representa a ideia do que é rápido, direto e prático.

A tarefa do conhecimento científico consiste na “ordenação racional da realidade empírica”. Ou seja: não se trata de reproduzir em idéias uma ordem objetiva já dada, mas de atribuir uma ordem a aspectos selecionados daquilo que se apresenta à experiência como uma multiplicidade infinita de fenômenos.

A objetividade torna o conteúdo que está sendo transmitido mais assertivo. É muito mais fácil que as pessoas prestem atenção e compreendam quando o que é dito sai de forma direta. Com isso, podemos entender que ser objetivo é também uma vantagem para a nossa Oratória.

Veja 5 dicas para ser mais objetivo, aumentar o foco e acabar com a procrastinação!

  1. Divida o tempo e as tarefas. ...
  2. Busque parcerias. ...
  3. Faça coisas que ame. ...
  4. Não tente ser perfeito. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso. Quer aprender sobre cada um? Então está no lugar certo.