O que é a Northumbria hoje?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Atualmente, porém, o local é conhecido como Northumberland e se tornou um condado. Está bem na fronteira com a Escócia, um dos países que hoje compõem o Reino Unido. Conta com um litoral de 103 km de comprimento.

Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII.

O Rei Edgar nasceu por volta de 942 em Wessex. Ele era o filho mais novo do Rei Edmundo I. Seu reinado foi de paz e por isso Edgar ficou conhecido como o Pacífico. Ele foi um rei mais forte do que seu irmão mais velho, Edwy, de quem tomou os reinos de Northumbria e Mercia em 958.

Os viquingues foram derrotados pelo rei anglo-saxão Etelvulfo em 851, então ao invés de Wessex eles decidiram ir para o norte em direção á Ânglia Oriental. A lenda conta que o exército foi liderado pelos três filhos de Ragnar Lodbrok: Ivar, o Desossado, Haldano e Uba.

Alfredo, o Grande, já detinha o título de Rei de Wessex mas foi o seu neto, Etelstano, o grande responsável por derrotar o último dos invasores Vikings consolidando, desta forma, a Grã-Bretanha.

O Condado de Sussex fica localizado no sudeste da Inglaterra e corresponde à antiga área do Reino de Sussex, que foi fundado, segundo a lenda, em 477 d.C. O nome Sussex vem do inglês antigo e significa algo como “Saxões do Sul”, uma tribo germânica que viveu no local entre os séculos V e VI.

Morreu liderando um exército contra a rebelião cambro-merciana, em 17 de julho de 924 em Farndon, Cheshire. Seus restos foram sepultados na igreja nova de Winchester, Hampshire, que ele mesmo havia estabelecido em 901.

Habitada por povos celtas desde o século X a.C., a Inglaterra foi colonizada pelos Romanos entre 43 d.C. e princípios do século V.

Por volta do século VII havia sete reinos germânicos: Nortúmbria, Mércia, East Anglia, Essex, Wessex, Sussex e Kent. No ano 937, com a batalha de Brunanburh, foi criado um governo unificado para toda Inglaterra.

Edward cedeu a coroa ao irmão, George VI, pai da rainha Elizabeth, casou-se com Wallis e, como duque e duquesa de Windsor, o casal se instalou em Paris. No exílio forçado, ele continuou em contato com figurões da Alemanha nazista — uma relação que, sabe-se agora, foi além da afinidade ideológica.

Quando os saxões invadem a Brittania com o declínio do Império Romano no século 5, os bretões migram para o continente começando um novo capítulo da história da península conhecida hoje como a Bretanha francesa. É sempre do território que vem o nome para os habitantes.

Com base em seu idioma e mitologia, os vikings são considerados povos de origem germânica, originados da Escandinávia, atual região da Noruega, Dinamarca e Suécia.

Em 946, Edmundo foi assassinado durante um banquete por Leofa, um homem que havia sido exilado da corte.

Ragnar Lodbrok

Ragnar Lodbrok
O viking mais famoso de todos os tempos é provavelmente Ragnar Lodbrok, uma figura semi-lendária que viveu no século IX.

Os vikings não se chamavam “vikings”
Os ingleses chamavam-nos de dinamarqueses; os francos, de nórdicos ou dinamarqueses; os irlandeses, de pagãos ou estrangeiros; na Europa Oriental, os eslavos se referiam a eles como varegues ou rus – talvez a origem do nome Rússia.

Noruega

Os vikings foram uma antiga civilização originária da Escandinávia, região do norte da Europa que compreende hoje Noruega, Suécia e Dinamarca.

Alfredo foi acometido por problemas de saúde durante a sua vida, possivelmente doença de Crohn. As estátuas de Alfredo em Winchester e Wantage retratam-no como um grande guerreiro.

Etelfleda, Senhora dos Mércios (Æthelflæd, também Aethelfled, Æthelfleda ou Ethelfled; c. 870 – Tamworth, 12 de junho de 918) governou a Mércia, nas Midlands inglesas, de 911 até sua morte. Foi a filha mais velha de Alfredo, o Grande, rei do reino anglo-saxão de Wessex e de sua esposa Elesvita.

Os Anglo-Saxões são povos de origem germânica que dominaram regiões importantes, como a Grã-Bretanha, no século V. Eles ganham expressão a partir do fim do Império Romano, quando foi possível a eles dominar regiões periféricas romanas.

Os saxões eram tribos ingevônicas, cujas primeiras áreas conhecidas que habitaram foi a Nordalbíngia, uma área que corresponde a Holsácia. Essa área se sobrepôs a área dos anglos, tribo intimamente ligada a eles. Os saxões participaram do estabelecimento de povos germânicos na Bretanha iniciado no século V.

rainha f (plural: rainhas f)