O que é a norma ASTM?

Perguntado por: smoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

ASTM International (American Society for Testing and Materials) é um órgão que tem como responsabilidade o desenvolvimento e a publicação de normas técnicas aplicadas para diversos produtos, materiais, serviços e sistemas. É equivalente à ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A sigla ASTM significa “American Society for Testing and Materials”, que se refere a uma organização norte-americana que tem por responsabilidade estabelecer normas técnicas para materiais, produtos, sistemas e serviços.

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos oferece à comunidade acadêmica e universitária a assinatura das normas técnicas internacionais ASTM, desenvolvidas pela ASTM Internacional.

A NR se diferencia da NBR, principalmente, quanto à obrigatoriedade. Sendo regulamentadas por portarias de órgão público, as NRs têm caráter obrigatório. Portanto, o seu descumprimento é uma desobediência a própria lei e gera multas, sansões e até mesmo interdição das atividades de uma corporação.

Tanto a Norma Brasileira (NBR), quanto a Norma Regulamentadora (NR) são normativas de qualidade e segurança, mas diferentes uma da outra.

A36 é um aço de baixo carbono. Aços de baixo carbono são classificados por terem menos de 0,3% de carbono por peso. Isso permite que o aço A36 seja facilmente usinado, soldado e formado, tornando-o extremamente útil como um aço de uso geral.

Graças a diferença de condutividade nos dois aços, o aço A36 tende a apresentar isotermas mais arredondadas e largas na face superior da chapa, do que o aço 1045, conforme está apresentado na Figura 17c.

A36 é um aço de baixo carbono. Isso permite que seja facilmente usinado, soldado e formado, tornando-o extremamente útil como um aço de uso geral. O baixo teor de carbono também evita que o tratamento térmico tenha muito efeito no aço A36. O aço 1020 também é um aço de baixo carbono e de uso geral.

O aço A36 é um exemplo desse tipo de material; Aços de alta resistência e baixa liga – Têm limite de escoamento mínimo de 290 a 345 MPa. O aço A572 e o A 242 enquadram-se nessa categoria; Aços ligados tratados termicamente – Têm limite de escoamento mínimo de 630 a 700 MPa.

O aço inoxidável fundido, fabricado pela norma ASTM A351, nas ligas CF8(304) e CF8M(316), é um aço do tipo austenítico e que tem como principal composição microestrutural a ferrita e a austenita.

ASTM é um organização internacional que dita normas para os tubos de aço, garantindo maior qualidade e segurança para os mesmos e para os projetos que os utilizam. O termo é uma abreviação de American Society for Testing and Materials, em português “Sociedade Americana de Testes e Materiais”.

ABNT NBR 17100-1:2023.

"Se o custo era um entrave, agora não é mais", diz a ministra, lembrando que cada norma técnica brasileira tem custo médio entre R$ 18 e R$ 80.

Por força de lei, a norma regulamentadora (NR) tem a maior hierarquia, ou seja, deve ser seguida em locais onde ela tem sua aplicação obrigatória (em locais onde haja funcionários regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho).

Existem 8131 NBR's em vigor no Brasil (número de Dezembro/2018), sendo: 5582 normas ABNT NBR (normas técnicas brasileiras)

A Norma Regulamentadora 7 é a norma que determina a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCMSO) nas empresas para prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, independente do número de funcionários.

A NBR 9050/2020 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

A NR 32 é uma norma que define diretrizes básicas de estabelecimentos e implementação de medidas com esse fim. Essa norma atinge trabalhadores prestadores de serviços, de assistência e, também, aqueles com o mesmo tipo de ensino e pesquisa.

As normas técnicas são documentos que estabelecem uma série de especificações, diretrizes e regras para a elaboração de processos, criação de produtos, oferta de serviços, terminologias que devem ser utilizadas e realização de pesquisas acadêmicas.

As normas técnicas são documentos criados para estabelecer um conjunto de regras sobre um determinado assunto ou atividade.