O que é a neurociência na educação?

Perguntado por: epires . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Em termos gerais, a neurociência estuda como o cérebro aprende. Assim, é possível entender como as redes neurais são definidas durante a aprendizagem. Do mesmo modo, de que forma os impulsos chegam ao cérebro, de que maneira as memórias se consolidam e como acessamos essas informações armazenadas.

Neurociência é o campo científico que se dedica ao estudo do sistema nervoso. Esse aparelho é formado por cérebro, medula espinhal e nervos periféricos – que são os objetos de pesquisa dos neurocientistas.

A neurociência estuda o sistema nervoso, formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos periféricos, e as ligações dele com toda a fisiologia do corpo humano. O objetivo dos neurocientistas é decifrar os comandos e as funções do cérebro, além das alterações que o órgão sofre no processo de envelhecimento humano.

Assim, classifica-se conforme suas finalidades.

  • Neurofisiologia. Neurofisiologia diz respeito ao estudo da Neurociência que investiga as funções do sistema nervoso e periférico. ...
  • Neuroanatomia. ...
  • Neuropsicologia. ...
  • Neurociência comportamental. ...
  • Neurociência cognitiva.

Em sua forma mais básica, a neurociência é o estudo do sistema nervoso – da estrutura à função, do desenvolvimento à degeneração, na saúde e na doença. Ela abrange todo o sistema nervoso, com foco principal no cérebro.

Nesse sentido, o conhecimento sobre a Neurociência pode contribuir, a fim de que saiba sobre o cérebro de seus alunos, como esse órgão processa os saberes, como aprende, e também pode sugerir as intervenções que o professor deve fazer com suas crianças, pois todos podem aprender.

A neurociência, nos ajuda a entender como diversos processos psicológicos ocorrem: o desenvolvimento do sistema nervoso central durante a infância e como isso afeta as habilidades cognitivas do indivíduo no futuro; os períodos críticos de habilidades, processos motores e coordenação, membros fantasmas, dentre outros.

A Neurociência pode contribuir para a qualidade do ensino – didática pedagógica, currículo adequado, qualificação dos professores e demais profissionais da área educacional, contexto familiar, escolar e social etc. – e a aprendizagem dos alunos. Os princípios da Neurociência podem e devem ser aplicados em sala de aula.

Os estímulos que o estudante recebe durante uma aula chegam ao cérebro pelos órgãos dos sentidos e ativam diferentes conjuntos de neurônios, conectados entre si, cada um deles envolvido com uma função mental importante para a aprendizagem. A atenção seleciona as informações e o cérebro dá um significado a elas.

Dessa forma, entre outras funções, a neurociência ajuda a compreender ações complexas como pensamento, decisão, atenção, compreensão, interpretação e cálculo. Assim, pode ser uma excelente maneira de fortalecer o trabalho dos educadores. Para se tornar um neurocientista, é necessário realizar uma pós-graduação na área.

As neurociências podem contribuir para o cotidiano do professor de forma que ao conhecer a organização e as funções do encéfalo, como a linguagem, a atenção e memória, as relações entre as emoções, desempenho e aprendizagem, o professor possa observar o seu aluno com mais clareza e objetividade, acessando maior ...

A neurociência na educação infantil
É nessa fase também que a criança está pronta e precisa desenvolver habilidades. Por isso, é de suma importância falar de neurociência na educação infantil. Afinal, nesse momento, o cérebro está pronto para fazer novas sinapses, com muita eficiência.

Podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele. Assim, temos o lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

Os neurocientistas cognitivos exploram a cognição humana de várias maneiras. Em primeiro lugar, existem as técnicas de imagem cerebral, entre as quais, a imagem por ressonância magnética funcional (IRMf) (discutida mais adiante) é provavelmente a mais conhecida.

1 Assinale a alternativa que contém os elementos da neurocientificidade: Sua Resposta: Aprendizagem, compreensão, cientificidade e conhecimento.

Podemos dizer que a história da neurociência começa no século V a.C., quando Alcmeão de Crotona, após descobrir os nervos ópticos em suas dissecações, começou a pensar que o cérebro era o lugar no qual residiam pensamentos e sensações.

Enquanto a Neurociência procura explicar os fenômenos neurais por meio de pesquisas experimentais, a Neuropsicologia utiliza essas informações para fazer uma avaliação clínica e diagnosticar as alterações de comportamento.

A Neurociência do Desenvolvimento consiste em um ramo do conhecimento que busca compreender como as habilidades mentais evoluem de maneira a garantir um melhor entendimento sobre como a mente humana se organiza e funciona, principalmente no que se refere ao aprendizado, a tomada de decisão, as escolhas e a realização ...