O que é a não-dualidade?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A não-dualidade é um sistema de crenças que aponta para a unidade essencial da vida. Deriva da palavra sânscrita "Advaita", que significa "não dois". Afirma que somos expressões individuais de uma entidade única, inextricavelmente conectada - gotas do mesmo oceano. Tudo é parte de uma consciência não-dual.

O não-dualismo ou não-dualidade é contrário ao conceito de dualismo ou dualidade, que é constituído pela manifestação de coisas na existência de dois princípios supremos, incriados, independentes, irredutíveis e antagônicos.

Dualidade é a habilidade de aliar ambas as coisas. É saber lidar com os dois lados. Saber equilibrar as nossas crenças e convicções com as nossas experiências.

Dualidade é a propriedade ou caráter do que é duplo, do que é dual, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios. Dualidade também possui significados na área da física, da matemática e da filosofia.

Dualidade onda-partícula é uma característica de partículas, como átomos e seus componentes. A dualidade afirma que ondas podem comportar-se como partículas e vice-versa. A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas.

O dualismo na metafísica é a crença de que existem dois tipos de realidade: material (física) e imaterial (espiritual). Na filosofia da mente, o dualismo é a posição de que a mente e o corpo são separados um do outro e são constituídos de substâncias completamente diferentes.

4 Rel Doutrina religiosa que concebe o mundo como a coexistência de dois poderes ou princípios, como, por exemplo, sagrado e profano, trevas e luz, masculino e feminino.

Descartes

Segundo ele "são dualistas aqueles que admitem a existência de substâncias materiais e de substâncias espirituais", e o fundador do dualismo teria sido Descartes, que formalizou a versão mais conhecida do dualismo em 1641, ao reconhecer a existência de duas espécies diferentes de substâncias: a corpórea e a espiritual.

Entre os defensores do dualismo encontramos os filósofos René Descartes,John Locke e Heráclito de Éfeso, que é considerado o pai da dialética. No dualismo, o conceito de mente pode ser aproximado aos conceitos de intelecto, de pensamento, de entendimento, de espírito e de alma do ser humano.

Tantra é uma tradição não dual. Também conhecida como Advaita. Da qual afirma que não há nenhuma distinção entre mente e matéria ou, até, que nós não somos diferentes da natureza. Somos a natureza.

2 sinônimos de dualidade para 1 sentido da palavra dualidade: Qualidade do que é duplo: 1 dualismo, duplicidade.

A partir desses aspectos essenciais da vida, que se divide em opostos, o homem criou o conceito de Deus e do Diabo, cada um simbolizando uma metade da dualidade. A dualidade sempre significa que uma alternativa parece ser desejável, construtiva, agradável, enquanto a outra é temida.

Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários, de duas posições ou de duas realidades contrárias entre si, como o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que estejam um e outro em eterno conflito.

De acordo com Aranha, a origem do dualismo se verifica nas antigas civilizações orientais, quando suas organizações políticas e sociais se tornaram mais complexas e hierarquizadas.

A luz, em determinados momentos, se comporta como uma onda; e, em outros momentos, como partícula. Dizemos que ela apresenta, então, uma dualidade onda-partícula.

O que podemos fazer é administrar o fluxo dos acontecimentos, encarando cada situação como uma forma de aprendizado. Quando brigamos, xingamos ou pensamos em palavras violentas ou pessimistas, atraímos energias negativas. Comece a rever isso. Bons pensamentos trazem boas vibrações do Universo.

Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).

Significado de Dualidade
[Psicologia] Princípio ideológico segundo o qual pode haver em um mesmo objeto a coexistência simultânea de coisas antagônicas (a matéria e o espírito; o corpo e a alma; o bem e o mal).

Dualidade assinala a existência de dois fenómenos ou caracteres diferentes numa mesma pessoa ou num mesmo estado de coisas. Dualismo assinala a doutrina que postula a existência de dois princípios supremos independentes, antagónicos e irredutíveis.

O dualismo mente-corpo, ou dualidade mente-corpo, é uma visão na filosofia da mente de que os fenômenos mentais não são físicos ou que a mente e o corpo são distintos e separáveis.