O que é a motricidade grossa?

Perguntado por: rflores4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A coordenação motora grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude que o seu filho faz com os braços, pernas ou o corpo inteiro. Saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar são exemplos de atividades motoras grossas.

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas. Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores.

A motricidade fina é a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos. Refere-se às competências necessárias para manipular um objeto, ou seja, como usar a mão e os dedos de forma precisa, de acordo com a exigência da atividade.

O que é a coordenação motora grossa? A coordenação motora grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude que o seu filho faz com os braços, pernas ou o corpo inteiro. Saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar são exemplos de atividades motoras grossas.

A motricidade grossa consiste no controle corporal que envolve postura, deslocamentos, equilíbrio estático e dinâmico e balanços. A motricidade fina envolve movimentos mais precisos, exigindo maior coordenação e destreza.

Nesse sentido, uma musculatura mais firme, especialmente nas mãos, trará mais facilidade para a realização das tarefas cotidianas — inclusive na vida adulta; promove a concentração, afinal, durante as atividades que demandam coordenação motora (principalmente a fina), as crianças precisam estar mais atentas.

Atividades que estimulam a coordenação motora
Já as habilidades grossas podem ser estimuladas por meio de ações como marchar, saltar em um trampolim, jogar bola, dançar, andar de triciclos e bicicletas. Vale destacar que a coordenação motora pode ser estimulada de forma lúdica, ou seja, por meio de brincadeiras.

Brincadeiras com bolas
Futebol, basquete, ou qualquer outra brincadeira que envolva chutar, correr em várias direções, agarrar ou arremessar são excelentes para o desenvolvimento da coordenação grossa.

QUAIS OS TIPOS DE COORDENAÇÃO MOTORA? Dentro desse contexto, existem quatro tipos de coordenação motora: a geral, a específica, a grossa e a fina.

Segundo o Portal da Educação, os cinco tipos são os seguintes:

  • Coordenação Motora Geral; ...
  • Coordenação Motora Específica; ...
  • Coordenação Motora Fina; ...
  • Coordenação Motora Grossa; ...
  • Atividades de coordenação motora para fazer em casa!

A motricidade trabalha com todos os músculos do corpo humano, possibilitando à criança desenvolver qualquer atividade e descobrir em seu corpo o que pode ou não movimentar.

A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.

Quais são as fases da coordenação motora grossa?

  1. 2/3 meses: virar a cabeça de acordo com os sons.
  2. 4/5 meses: rolar sozinha.
  3. 6 a 8 meses: levantar os braços pedindo colo.
  4. 9 a 11 meses: sentar sem apoio e engatinhar.
  5. 1-2 anos: andar.
  6. 3-4 anos: pular.
  7. 5-6 anos: jogar bola e até andar de bicicleta.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

7 atividades de coordenação motora fina para praticar em casa

  • Cortar papel com tesouras (adequadas a idade da criança)
  • Fechar botões de roupas.
  • Brincar com blocos de empilhar.
  • Pegar e segurar objetos com as mãos.
  • Comer sozinha.
  • Cuidar da higiene pessoal.
  • Colorir com giz de cera ou lápis adequado para a idade da criança.

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...

A motricidade é a expressão da ação voluntária, a qual deve compreender funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa ou uma expressão emocional de forma adequada, com eficácia e embutida de começo-meio-fim.

Os movimentos da motricidade ampla compreendem andar, carregar, empurrar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar, se inclinar para frente e para trás e rolar, por exemplo. Conforme a idade avança, novos movimentos vão surgindo de forma relevante para a evolução da criança.

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.

CONTEÚDO: COORDENAÇÃO MOTORA FINA ÓCULO-MANUAL E ÓCULO-PEDAL. CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

Desenvolvimento de habilidades motoras

  • Esticar-se para pegar algo desenvolve a coordenação motora. ...
  • Sentar-se sozinho é um marco para coordenação motora se desenvolver. ...
  • Engatinhar é um grande marco para desenvolver a coordenação motora. ...
  • Ficar de pé um marco para coordenação motora se desenvolver.