O Que é a morfologia de uma língua?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A Morfologia trata do estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras da Língua Portuguesa. A Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras.

São elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

Elas são classificadas em:

  1. palavras variáveis: substantivo, adjetivo, pronome, numeral, artigo e verbo. Elas podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo)
  2. palavras invariáveis: preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

Em ciências biológicas, MORFOLOGIA é a ciência que se dedica ao estudo da forma e da estrutura dos organismos. Isso inclui aspectos da aparência externa, como forma, estrutura e cor, bem como de partes internas, como ossos e orgãos.

Os três tipos morfológicos são: Brevilíneo (corpo curto e largo), Longilíneo (corpo longo e esbelto) e Normolíneo (corpo proporcional e equilibrado).

Significado de Morfológico
adjetivo Relativo à morfologia, ao estudo da forma ou da aparência externa da matéria. [Linguística] Relativo ao estudo da composição, derivação, flexão das palavras e de seus processos de formação. [Linguística] Relativo a morfema, menor unidade linguística com significado.

A morfologia é o principal pré-requisito para compreender questões de sintaxe do período simples ou composto. Só que toda análise morfológica depende de contexto. Não é seguro querer determinar a classe de uma palavra isoladamente, sem enxergar o sintagma em que ela se insere.

O estudo da morfologia diz respeito à classificação das palavras de acordo com as suas características. São as famosas 10 classes gramaticais. Já a sintaxe define a função (concordância, regência) e a posição (ordem direta da oração – SVC) das palavras e expressões em um período.

Como fazer análise morfológica? Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar.

1. Substantivo: é a palavra que nomeia tudo o que existe ou o que imaginamos existir. 2. Adjetivo: é a palavra que caracteriza um substantivo (normalmente), pronome, numeral ou oração substantiva.

A Morfologia se divide em dez classes gramaticais, entre elas estão a classe de palavras variáveis que são os substantivos, artigo, verbos, adjetivos, pronomes e numerais. Já as palavras invariáveis são compostas pelos advérbios, preposições, interjeições e conjunções.

Morfologia é a parte da gramática que estuda a estrutura, a formação e a flexão das palavras. O estudo da estrutura compreende o reconhecimento e a descrição dos elementos constitutivos do vocábulo: raiz, radical, tema, vogal temática, prefixo, sufixo e desinência.

A ordem de estudos é a seguinte:

  • Frase.
  • Oração.
  • Período.
  • Sujeito e predicado.
  • Termos integrantes das orações.
  • Termos acessórios das orações.
  • Orações coordenadas.
  • Orações subordinadas.

Morfologia: estuda os morfemas, ou seja, tudo que nos diz sobre gênero e número dos substantivos; tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical.

O ultrassom morfológico é um exame que pode avaliar aspectos físicos do bebê, ainda no útero, com mais detalhes. Esse exame é capaz de identificar algumas possíveis malformações, o tamanho, os batimentos cardíacos e a idade gestacional. Além de ser possível identificar qual o sexo do bebê.