O que é a moela no ser humano?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Em resumo, a moela é uma espécie de estômago muscular, onde ocorre a trituração e maceração do alimento amolecido pela moela e processado pelo estômago químico. Sendo assim, apresenta uma estrutura fibrosa e muscular para processar o alimento transmitido pelo proventrículo.

A função da moela é massagear mecanicamente e triturar o alimento, reduzindo seu tamanho e aumentando a área de absorção. Também serve como local de ação do ácido clorídrico e da pepsina, que foram adicionados ao alimento na passagem pelo proventrículo.

As aves granívoras apresentam moela e papo altamente desenvolvidos para ajudar na trituração e digestão de sementes, ou alimentos duros. Já as aves carnívoras apresentam moela e papo praticamente inexistentes, uma vez que o alimento capturado é mais mole e não necessita ser macerado.

Resposta verificada por especialistas
Seu objetivo é promover a digestão mecânica dos alimentos. Por esse motivo, ela é chamada também de estômago muscular..

As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.

O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc. O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago.

O choco pode ser entendido como uma parada na produção de ovos em fêmeas de espécies avícolas. A galinha de postura nesse estado tende a permanecer incubando naturalmente os ovos, de forma tal, que muitas vezes é até difícil para realizar a coleta dos mesmos, em virtude da proteção que a fêmea faz.

No papo ocorre alguma fermentação e imbebição dos alimentos com mucosidades, preparando-os para a digestão gástrica posterior. O papo também permite a regurgitação de alimentos previamente digeridos para os filhotes.

“Fígado, moela e rabada são alimentos nutritivos devido à composição nutricional. Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.

estômago

Moela. A moela, segunda parte do estômago, é responsável pela trituração dos alimentos. Aqui, as pedrinhas que as aves adoram comer funcionam como dentes. Ocorre uma movimentação e as pedras são batidas nos alimentos, deixando-os em uma textura apropriada para a digestão.

Intestino delgado
O suco pancreático, produzido pelo pâncreas contém enzimas que digerem amido, gorduras, açúcares e proteínas.

Os cozinheiros amadores terão que surpreender os jurados com receitas criativas — e quem conseguir elevar pratos com miúdos ao nível do programa pode se destacar. Miúdos de frango não devem ser descartados: partes como moela, fígado e pé fazem bem à saúde e merecem espaço no cardápio do dia a dia.

A função da língua consiste de preensão, seleção e deglutição dos alimentos.

Significado de Moela
substantivo feminino Órgão especial do aparelho digestivo das aves e de alguns outros animais. A moela fragmenta e tritura os alimentos sólidos. Nas aves, a moela é uma porção musculosa do estômago, sendo revestida por uma membrana espessa e resistente.

.:Na dieta para gordura no fígado deve-se evitar: pão; pizza; cachorro quente; hambúrguer; manteiga; óleos; comidas gordurosas, como feijoada, rabada, churrasco, bebidas alcoólicas, sorvete, milk shake e outros alimentos repletos de gordura.

O fígado de galinha é um alimento que carrega muitos fãs, pois além de ser super saboroso, ele também é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, trazendo inúmeros benefícios para o organismo e auxiliando em diversos problemas de saúde, como a anemia.

A moela é o estômago mecânico das aves, uma estrutura que não apresenta sucos digestórios e atua, principalmente, por meio da ação muscular.

Simples: porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Sempre que um pássaro bebe algum líquido, esse vai direto para o intestino, onde é absorvido; depois passa para o sangue e chega aos rins, para ser purificado.

Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.