O que é a missão de uma empresa?

Perguntado por: rcordoba5 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

A missão é como uma afirmação consistente do propósito e o motivo da existência da empresa, a finalidade da sua criação. Ou seja, a missão é a razão de ser da empresa, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil. Justificando, dessa maneira, seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.

A missão de uma organização refere-se à razão pela qual ela existe, ou, em outras palavras, sua razão de ser, enquanto a visão é a manifestação de para onde está indo e o que pretende se tornar a longo prazo.

Se Missão é o que eu faço, Valores é quem eu sou, a Visão é o que eu quero atingir. Em essência, a visão é o destino final. E a frase que sintetiza a visão é o desenho de uma paisagem futura, considerando que você atingiu seu objetivo e chegou ao seu destino.

“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”

Exemplos de Missão:
Mary Kay – Dar oportunidades ilimitadas às mulheres. Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial! Involves – Nosso propósito é a harmonia entre pessoas e tecnologia para uma execução perfeita.

Exemplos de missão, visão e valores:
Missão: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores; Visão: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa; Valores: honestidade, respeito e dedicação.

Satisfazer com excelência a nossos consumidores de bebidas. Ser líder total de bebidas, gerando valor econômico, social e ambiental sustentável, gerenciando modelos de negócio inovadores e ganhadores, com os melhores colaboradores do mundo. São a chave para guiar nosso conduta.

A missão de uma organização (o fator mais exposto nas mídias), comunica o motivo da sua existência, tudo o que ela visa oferecer para o mercado, quem ela será para cada parte interessada, sejam clientes, colaboradores ou investidores por exemplo.

Você pode falar para seus amigos, parentes, vizinhos e convidá-los a participar e se envolver em uma causa. Fazendo reuniões, por meio de ligações telefônicas, enviando mensagens pelo WhatsApp ou fazendo postagens em suas redes sociais, você pode mobilizar pessoas do seu meio social a ajudar em missões.

A missão, por ser um aspecto tão fundamental do negócio, precisa ser definida em primeiro lugar. Em seguida, a sequência natural é definir a visão, que indica o que a empresa quer alcançar e onde ela deseja chegar.

O que é Missão, Visão e Valores? Missão, Visão e Valores são as partes de uma das mais importantes ferramentas de gestão que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio. É a partir da MVV que as empresas alinham seu propósito e promovem a reflexão sobre o presente e futuro do empreendimento.

Os valores de uma empresa são, em essência, suas crenças, filosofia e princípios que orientam negócios e atividades. São a motivação, o direcionamento, o posicionamento, o agir com foco nos objetivos e com ética.

A missão da Nestlé Brasil é oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.